Notícias

22 de julho de 2016

Novo aparelho esteriliza materiais odontológicos

Uma autoclave multifuncional (equipamento voltado à eliminação de bactérias) está sendo desenvolvida no Grupo de Óptica do Instituto dautoclave_250e Física de São Carlos (IFSC/USP), para a esterilização de diversos tipos de utensílios utilizados nos consultórios odontológicos, como, por exemplo, bisturis, placas de moldagem, fibras ópticas, luvas, gases e aparelhos com componentes eletrônicos. A autoclave é integrada por mais de uma opção de esterilização, sendo elas “calor úmido”, “ozônio”, “ultravioleta” e a conjugação de ozônio com ultravioleta.

O desenvolvimento do equipamento corresponde ao projeto de mestrado em Física Aplicada do pesquisador Bruno Pereira de Oliveira (25). De acordo com Bruno, as vantagens do novo aparelho são as opções de esterilização oferecidas, que permitem eliminar os microrganismos dos equipamentos odontológicos que, muitas vezes, são compostos por diferentes tipos de materiais, incluindo os objetos mais sensíveis, como aqueles que contêm fibra óptica ou que não podem receber umidade.

ARQUIVO_PESSOAL_500

Parte interna da autoclave desenvolvida no Grupo de Óptica

Ao contrário dos métodos tradicionais de esterilização, que se baseiam no calor úmido, a autoclave desenvolvida no Grupo de Óptica pode, inclusive, eliminar bactérias de componentes eletrônicos, sem danificá-los: “Como o nosso equipamento oferece múltiplas opções de esterilização numa única plataforma, é possível esterilizar os vários utensílios, sem causar qualquer dano, escolhendo o método a ser utilizado”.

Antes de serem inseridos na autoclave, os utensílios são introduzidos em embalagens que os mantêm livres de agentes microbiológicos (contaminação cruzada), evitando a transmissão de doenças infectocontagiosas. “Sempre que um especialista faz algum procedimento em um paciente, é preciso esterilizar os materiais utilizados. Isso é uma norma de segurança internacional, que protege tanto o profissional como os pacientes”, relembra.

BRUNO_500

Após a criação do protótipo, estão sendo realizados testes de eficiência do aparelho multifuncional. Juntamente com engenheiros do Grupo de Óptica do IFSC/USP, Bruno e seu orientador já depositaram a patente do equipamento, que agora se encontra em fase final de testes para a sua confecção e a conclusão do relatório de transferência tecnológica para a empresa Bio-Art Equipamentos Odontológicos Ltda, que por sua vez fará o levantamento mercadológico e a certificação da autoclave junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA.

Bruno destaca que projetos como este, que criam oportunidade para a ciência contribuir com o setor econômico, são de extremo interesse da Universidade de São Paulo. O trabalho descrito acima faz parte do Projeto Engenheiros do Laboratório de Apoio Tecnológico do Grupo de Óptica, em colaboração com microbiologistas do laboratório de Biofotônica do IFSC, tendo, assim, todo o suporte e discussões necessários devido à multidisciplinaridade contida neste projeto, que inclui forte interação entre a academia e o setor produtivo.

Bruno Pereira de Oliveira é orientado pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato (IFSC/USP), num convênio de desenvolvimento tecnológico com a empresa Bio-Art. Fundada em agosto de 1977, em São Carlos, dedicada à fabricação de diversos produtos voltados à área da saúde, comercializando-os por meio de seus distribuidores.

A pesquisa descrita nesta matéria de divulgação pode se encontrar em fase inicial de desenvolvimento. A eventualidade de sua aplicação para uso humano, animal, agrícola ou correlatas deverá ser previamente avaliada e receber aprovação oficial dos órgãos federais e estaduais competentes. A responsabilidade pelas informações contidas na reportagem é de inteira responsabilidade do pesquisador responsável pelo estudo, que foram devidamente conferidas pelo mesmo, após editadas por jornalista responsável devidamente identificado, não implicando, por isso, em responsabilidade da instituição.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..