Notícias

5 de abril de 2018

Novel ways to use graphene and topological insulators in spintronics

Olaf van ‘t Erve, pesquisador do Laboratório de Pesquisa Naval dos EUA (Naval Research Laboratory), foi o palestrante convidado em um seminário realizado no dia 05 de abril, no nosso Instituto, com o tema Novel ways to use graphene and topological insulators in spintronics.

A alta mobilidade apresentada pelo grafeno e o baixo acoplamento spin-órbita tornam-no em um dos materiais mais promissores para o transporte de spin.

Olav demonstrou que o grafeno tem sido amplamente estudado devido à sua extraordinária alta mobilidade no transporte de carga e longos comprimentos de difusão de spin. Em contraste, a carga fora do plano e o comportamento de transporte de rotação deste material atomicamente fino não foram ainda bem abordados. A teoria prevê que as propriedades fora do plano da interface grafeno-ferromagneto têm efeitos de filtragem por rotação.

Segundo o palestrante, o Laboratório de Pesquisa Naval já fabrica matrizes de junções ferromagneto-grafeno-ferromagneto que exibem resistências muito baixas e uma magnetorresistência significativa à temperatura ambiente: as junções exibem uma magnetoresistência negativa esperada da filtragem de spin minoritária, prevista para ocorrer em certas estruturas de grafeno.

O Laboratório de Pesquisa Naval dos EUA investiga e fornece recursos científicos avançados que geram aplicações imediatas e de longo alcance na área de defesa dos Estados Unidos da América.

Assessoria de Comunicação IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..