Notícias

19 de janeiro de 2017

Treze mesas-redondas acontecem nos dias 23, 24 e 26 de janeiro

Nos próximos dias 23, 24 e 26, ocorrerão treze mesas-redondas durante o XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – “A Física e o Cidadão Contemporâneo”, evento que acontecerá no campus USP São Carlos no período de 23 a 27 de janeiro. Nos três dias, as mesas-redondas decorrerão das 15h45 às 17h30, no Anfiteatro Jorge Caron (Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP), Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” (Instituto de Física de São Carlos – IFSC/USP), Auditório Fernão Stela R. Germano (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC/USP), Auditório CETEPE I (EESC/USP) e EC07 (Bloco C da EESC/USP).

Mesas-redondas programadas para o dia 23

No “Anfiteatro Jorge Caron”, as Profas. Dras. Elizabeth Barolli (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP), Glória Regina Pessôa Campello Queiroz (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ) e Maria Regina Kawamura (Instituto de Física da USP – IFUSP), comporão a mesa-redonda intitulada Professor, por que tenho que aprender Física?

No Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas”, O Ensino de Física na graduação para não físicos será o tema da mesa a ser integrada pelos docentes Daniel Varela Magalhães (EESC/USP), Luis Gustavo Marcassa (IFSC/USP) e Fernando Martini Catalano (EESC/USP).

Enquanto isso, as Profas. Dras. Maria Lucia Vital dos Santos Abib (Faculdade de Educação da USP (FEUSP), Marcia Onofre (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar) e Ivanilda Higa (Universidade Federal do Paraná – UFPR), estarão no Auditório Fernão Stela R. Germano, onde discutirão a respeito do Desenvolvimento profissional do professor frente às demandas atuais da educação.

Já no Auditório CETEPE I, os docentes Ana Paula Bispo (Universidade Estadual da Paraíba – UEPB), Breno Arsioli Moura (Universidade Federal do ABC – UFABC) e Leandro Londero (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP), participarão da mesa-redonda intitulada Superando desafios na inserção de abordagens históricas no ensino de física.

Mesas-redondas programas para o dia 24

As Propostas e Experiências de Ensino de Física para a Graduação serão os tópicos discutidos pelos docentes Carmen Pimentel Cintra do Prado (IFUSP), Messias Borges da Silva (campus USP Lorena) e Elmo Salomão Alves (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG). A discussão se dará no Auditório Fernão Stela R. Germano.

Já o EC07 receberá os Profs. Drs. Frederico Augusto Toti (Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL), Deise Miranda Viana (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) e Décio Auler (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM), que abordarão a temática A formação Cidadã segundo a Perspectiva CTS: Diferentes Modelos de Cidadãos.

O Prof. Dr. Valter Luiz Líbero é docente do IFSC/USP e diretor do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC); o Prof. Dr. Anibal Fonseca é coordenador científico da Ciência Prima; e o Prof. Dr. Adilson Aparecido de Oliveira atua na UFSCar. No dia 24, eles estarão no Anfiteatro Jorge Caron, onde comporão a mesa-redonda Museus, Centros de Ciência e educação científica.

No Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas”, A atuação do físico em empresas será abordada pelos especialistas Sylvio Goulart Rosa (Fundação Parque Tecnológico de São Carlos – ParqTec), Silvio Crestana (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa) e Bruno Bernardes (SANTANDER).

No Auditório CETEPE I, os especialistas Andreia Guerra (Centro Federal de Educação Tecnológica “Celso Suckow da Fonseca” – CEFET/RJ), Rubens Barbosa de Camargo (FEUSP) e Marcelo Andrade, integrarão a mesa-redonda subordinada ao tema Há educação científica em uma escola “sem partido”?

Mesas-redondas programadas para o dia 26

No Anfiteatro Jorge Caron, os docentes Cristiano Rodrigues de Mattos (IFUSP), Lucia Sasseron (FEUSP) e Nilson Marcos dias Garcia (UTFPR), participarão da mesa-redonda referente à temática Reformas curriculares e a formação do cidadão contemporâneo

Enquanto isso, no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas”, acontecerá a mesa-redonda Permanência e evasão nos cursos superiores – o papel da física, que será composta pelos docentes Paulo Roberto Menezes Lima Junior (Universidade de Brasília – UnB), Alessandra Arantes (UFU) e Thiago Antônio de Oliveira Sá (UNIFAL).

Os docentes Silvania Sousa do Nascimento (UFMG), Isabel Martins (UFRJ) e Henrique Silva (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), comporão a mesa-redonda Conversando sobre física – o discurso científico, o texto didático e a linguagem e cultura do estudante. O evento acontecerá no Auditório Fernão Stela R. Germano.

Por fim, no Auditório CETEPE-1, haverá a mesa-redonda intitulada Aspectos para se pensar o conhecimento físico e a infância, que será integrada por Marcos Pires Leodoro (UFSCar), Jorge Megid (UNICAMP) e Beatriz Aparecida Caprioglio de Castro (USP)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..