8 de outubro de 2019

“Novas aplicações de Ressonância Magnética Nuclear em baixo campo”

Realiza-se entre os dias 05 e 06 de novembro, no Auditório da Embrapa Solos, localizado na Rua do Jardim Botânico, 1024, Jardim Botânico, cidade do Rio de Janeiro, o 2º Workshop Novas Aplicações da Ressonância Magnética Nuclear (RMN) em baixo campo.

A técnica de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) de baixo campo vem se consolidando como uma ferramenta poderosa aplicada a diversos segmentos, tanto na pesquisa quanto na indústria. O número de publicações científicas quase dobrou nos últimos cinco anos, segundo busca na Web of Science. Muitos são os fatores que levam a esse aumento, mas podemos destacar o aumento do conhecimento da técnica, o longo espectro de áreas de aplicação, que inclui as indústrias do petróleo, biocombustíveis, alimentos, grãos, pecuária, solos, cosméticos, farmacêutica etc. Além disso, o RMN em baixo campo é uma tecnologia de baixo custo e praticamente livre de manutenção.

O objetivo do workshop é apresentar, discutir e gerar ambiente para que os participantes ampliem e/ou desenvolvam novas aplicações da técnica a partir da experiência de pesquisadores que já a utilizam nas mais diversas áreas.

A Embrapa, em seus diferentes centros pelo país, vem incorporando a técnica em suas diferentes especialidades.

Com a importância que o Brasil assume cada vez mais no agronegócio, entendemos que será de grande valia a divulgação das pesquisas já em andamento nesse setor. Em 2017 foi realizado, na Embrapa Solos,  o I Workshop “Novas Aplicações da Ressonância Magnética Nuclear (RMN) em baixo campo”, um evento que contou com a participação de mais de sessenta pesquisadores de vinte e duas instituições, ajudando a consolidar a Embrapa Solos como referência no tema. A repercussão foi tão positiva que houve uma solicitação dos participantes de que o mesmo fosse periódico. Este evento reuniu os melhores pesquisadores brasileiros, de reconhecimento internacional, todos com índice h igual ou maior que 20, e mais de mil citações.

Este ano, o Dr. Petrik Galvosas, da Victoria University of Wellington e referência internacional no tema, participará do workshop como palestrante, ministrando, inclusive, um curso.

Para além do Dr. Galvosas, o evento contará também com a participação de pesquisadores do IFSC/USP, como palestrantes – Tito José Bonagamba, Jefferson Gonçalves Filgueiras, Eduardo Ribeiro de Azevedo e Tiago Bueno de Moraes.

Para conferir a programação do evento, clique AQUI.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP