22 de outubro de 2015

Nova estratégia para auxiliar cirurgias de ressecção tumoral

No início da tarde de 22 de outubro, o pesquisador Angelo Biasi Govone, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), apresentou o seminário Desenvolvimento de sistemas de localização de linfonodos sentinela em cirurgias de ressecção tumoral. O evento decorreu na Sala de Seminários do Grupo de Óptica desta Unidade.

A localização precisa de linfonodos sentinela é de fundamental importância, para auxiliar no tratamento e no aumento de sobrevida em pacientes oncológicos submetidos à cirurgia de ressecção.

ANGELO_GOVONE_250Nesse contexto, o pesquisador apresentou uma visão geral sobre a necessidade da remoção dos linfonodos comprometidos com células cancerígenas, tendo destacado os métodos atuais para a localização destes linfonodos, bem como novas metodologias, como, por exemplo, um novo protótipo que compreende um sistema de fluorescência de campo amplo desenvolvido no IFSC/USP. Este método, segundo Angelo Govone, é capaz de localizar com precisão o linfonodo sentinela possivelmente comprometido com células neoplásicas, auxiliando os cirurgiões do Hospital de Câncer de Barretos (interior de São Paulo), durante as cirurgias de ressecção tumoral.