Notícias

22 de outubro de 2015

Nova estratégia para auxiliar cirurgias de ressecção tumoral

No início da tarde de 22 de outubro, o pesquisador Angelo Biasi Govone, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), apresentou o seminário Desenvolvimento de sistemas de localização de linfonodos sentinela em cirurgias de ressecção tumoral. O evento decorreu na Sala de Seminários do Grupo de Óptica desta Unidade.

A localização precisa de linfonodos sentinela é de fundamental importância, para auxiliar no tratamento e no aumento de sobrevida em pacientes oncológicos submetidos à cirurgia de ressecção.

ANGELO_GOVONE_250Nesse contexto, o pesquisador apresentou uma visão geral sobre a necessidade da remoção dos linfonodos comprometidos com células cancerígenas, tendo destacado os métodos atuais para a localização destes linfonodos, bem como novas metodologias, como, por exemplo, um novo protótipo que compreende um sistema de fluorescência de campo amplo desenvolvido no IFSC/USP. Este método, segundo Angelo Govone, é capaz de localizar com precisão o linfonodo sentinela possivelmente comprometido com células neoplásicas, auxiliando os cirurgiões do Hospital de Câncer de Barretos (interior de São Paulo), durante as cirurgias de ressecção tumoral.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..