8 de fevereiro de 2022

Nova equipe irá coordenar o Programa de Colóquios do IFSC/USP

Os docentes Aion da Escossia Melo Viana, Cibelle Celestino Silva e Patricia Christina Marques Castilho constituem a nova comissão que será responsável pelo Programa de Colóquios do IFSC/USP, indigitada em janeiro último pelo diretor do nosso Instituto.

Para a Profª Cibelle Celestino Silva, o direcionamento da nova equipe será tentar ampliar a participação dos alunos, docentes e pesquisadores do Instituto para um novo conceito dos colóquios que habitualmente são realizados, quer de forma presencial, quer remotamente, introduzindo, inclusive, aspectos metacientíficos. “ No nosso ponto de vista, torna-se necessário diversificar as temáticas que estejam direta ou indiretamente relacionadas com a Física, por forma a atrair mais público interno. Assim, podemos lançar temas que promovam uma reflexão mais acentuada, além daqueles que já vinham sendo realizados. Política científica, história da ciência e filosofia da ciência, entre outros grandes temas, são assuntos que irão figurar entre a disseminação da prática científica e da pesquisa de excelência que desde sempre esteve em evidência nestes colóquios”, comenta a docente.

Já a Profª Patricia Castilho faz questão de afirmar que o desenvolvimento científico não é só aquele que se faz dentro dos muros da Universidade. “Fazemos questão de começar a promover e a difundir não só a pesquisa que se faz na academia, como também aquela que ocorre no terceiro setor – nas empresas -, já que ambas impactam no desenvolvimento nacional. Nosso esforço se concentrará no sentido de incrementar o interesse dos jovens estudantes neste programa, que continua sendo um dos destaques do nosso Instituto”, complementa a Profª Patricia Castilho.

O Prof. Aion Viana sublinha a importância que os alunos de graduação e pós-graduação irão ter neste novo projeto. “Parece-nos extremamente positivo coletar as opiniões dos alunos não só sobre as temáticas que irão ser abordadas neste programa, como, também, o perfil dos palestrantes que serão convidados. A perspectiva dos alunos será extremamente importante para o sucesso global do programa”, finaliza o docente.