Notícias

19 de fevereiro de 2020

Nova diretoria da SBPMat toma posse em cerimônia na Unicamp

A passagem do testemunho

A nova diretoria da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) tomou posse na manhã do passado dia 14 de fevereiro, em cerimônia realizada no auditório do IFGW – Unicamp, com a presença de cerca de oitenta convidados.

Eleita pelos sócios da SBPMat em outubro de 2019 para o mandato que vai de fevereiro de 2020 a fevereiro de 2022, a nova diretoria é presidida por Mônica Alonso Cotta (IFGW-Unicamp), que se tornou a primeira presidente mulher da SBPMat.

Outra característica desta diretoria é a alta representatividade geográfica (diretores das regiões sul, sudeste, nordeste e norte), disciplinar (formações em Física, Química e Engenharia de Materiais) e de gênero (quatro homens e três mulheres).

Junto à presidente, assumiram seus cargos Rubem Luis Sommer (CBPF), como diretor de administração, finanças e patrimônio, e cinco diretores científicos, Andrea Simone Stucchi de Camargo Alvarez Bernardez (IFSC-USP), Antonio Eduardo Martinelli (UFRN), Iêda Maria Garcia dos Santos (UFPB), Ivan Helmuth Bechtold (UFSC) e Newton Martins Barbosa Neto (UFPA).

Em seu discurso, a presidente destacou o caráter interdisciplinar da comunidade de pesquisa em materiais e, em particular, da SBPMat. “Um dos nossos pontos fortes decorre justamente da sinergia entre as áreas, e isso requer uma boa capacidade de comunicação entre os pesquisadores, respeitando expertises complementares, compartilhando conhecimento, para obter um produto que seja maior que a soma de suas partes”, disse Cotta, que acrescentou que a comunicação com o público leigo será uma das frentes nas quais a nova diretoria atuará.

A cerimônia, que durou pouco mais de uma hora, contou também com palavras de autoridades da Unicamp (a vice-reitora, Teresa Dib Zambon Atvars, e o diretor do IFGW-Unicamp, Pascoal José Giglio Pagliuso) e de representantes de diversas entidades, a saber: o brigadeiro Maurício Pazini Brandão, do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); a professora Marcia Cristina Bernardes Barbosa, diretora da Academia Brasileira de Ciências (ABC);  Antonio José Roque da Silva, diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM); Carola Dobrigkeit, membro do conselho da Sociedade Brasileira de Física (SBF); Ronald Cintra Shellard, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), e Elson Longo (CDMF-UFSCar), que foi presidente da SBPMat no biênio 2004 – 2005.

A nova diretoria da SBPMat

Mônica Cotta recebeu o cargo de seu antecessor, Osvaldo Novais de Oliveira Junior (IFSC-USP), que presidiu a SBPMat por dois mandatos consecutivos. O ex-presidente, que recebeu elogios à sua gestão nos discursos das autoridades, pronunciou palavras de agradecimento à equipe da SBPMat, aos diretores e membros do conselho deliberativo que o acompanharam e aos sócios que participaram das ações da SBPMat. “Tenho certeza de que a próxima gestão será ainda melhor”, expressou.

Nos breves discursos proferidos, alguns assuntos foram constantes, como a conquista de espaços por parte das mulheres, a necessidade de unir os diversos indivíduos e organizações para a sobrevivência e o avanço da ciência e da tecnologia, e a seriedade e impacto do trabalho desenvolvido nas universidades brasileiras. Um dos assuntos mais abordados foi a transformação de conhecimento científico em riqueza, não apenas como desejo ou necessidade, mas também como um fato da realidade brasileira atual, que pode ser observado principalmente nas startups e empresas surgidas de universidades e centros de pesquisa.

Sobre a SBPMat

A SBPMat foi fundada em 2001 para promover o avanço da pesquisa em materiais, e promover a interação de profissionais e estudantes que atuam em ciência, tecnologia e inovação na área. Uma das principais ações da sociedade são seus eventos anuais, que têm reunido de 1.500 a 2.100 pessoas nos últimos anos.

Membros da Diretoria Executiva da SBPMat para fevereiro de 2020 a fevereiro de 2022

Profa. Mônica Alonso Cotta (IFGW/UNICAMP – SP). Presidente.

Bacharel (1984), mestre (1987) e doutora (1991) em Física pela UNICAMP, com pós-doutorado na AT&T Bell Laboratories (EUA). Professora titular e diretora associada do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Editora associada da revista ACS Applied Nano Materials. Coordena o Laboratório de Nano e Biossistemas. Autora de mais de 120 artigos publicados em periódicos científicos. Orientou mais de 20 trabalhos de mestrado e doutorado. Atua no estudo avançado de nanomateriais semicondutores, da síntese à fabricação de biossensores, e aplicações da microscopia óptica, eletrônica e de varredura no estudo de biomateriais e sistemas biológicos. Foi organizadora de vários eventos científicos, nacionais e internacionais, entre eles, encontros da Materials Research Society (EUA), da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da SBPMat (coordenadora do XV Encontro da SBPMat). Foi membro da comissão de relações de gênero da SBF. Cumpriu dois mandatos como diretora científica da SBPMat, entre 2016 e 2020.

Prof. Rubem Luis Sommer (CBPF/MCT – RJ). Diretor de administração, finanças e patrimônio.

Bacharel (1982), mestre (1986) e doutor (1992) em Física pela UFRGS, com pós-doutorado na Johns Hopkins University (EUA) (1994-1996). Pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e docente dos programas de pós-graduação em Física do CBPF. Também no CBPF, é coordenador do Laboratório Multiusuário de Nanociência e Nanotecnologia (LABNANO) e do Laboratório e Grupo de Magnetismo Aplicado. Atua em pesquisa na área de materiais magnéticos, principalmente nanoestruturas, desde sua síntese até as aplicações. Publicou mais de 80 artigos em periódicos científicos. Orientou mais de 25 trabalhos de mestrado e doutorado. Participou da organização de eventos científicos de caráter nacional e internacional. Cumpre seu terceiro mandato consecutivo como diretor de administração, finanças e patrimônio da SBPMat.

Profa. Andrea Simone Stucchi de Camargo Alvarez Bernardez (Instituto de Física de São Carlos, USP – SP). Diretora científica.

Bacharel em Química (1996) e mestre em Química Inorgânica (1999) pela UNESP, e doutora em Física Aplicada (2003) pela USP. Professora associada do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). Atua no desenvolvimento, otimização e caracterização de materiais ópticos e luminescentes para aplicações lasers, dispositivos luminescentes, biofotônica, células solares e sensores. Autora de mais de 100 artigos publicados em revistas científicas. Orientou 11 trabalhos de mestrado e doutorado. Vencedora do Prêmio L´ORÉAL-UNESCO-ABC For Women in Science em 2007. Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2008-2013). Fellow da Fundação Alexander von Humboldt e Ambassador Scientist da mesma no Brasil (2020-2023). Participou da organização de vários eventos científicos, inclusive o World Forum for Women in Science – Brazil 2020. Integrou o grupo de trabalho sobre questões de gênero na Sociedade Brasileira de Física.

Prof. Antonio Eduardo Martinelli (Depto. de Engenharia de Materiais/UFRN – RN). Diretor científico.

Bacharel em Física (1988) e mestre em Tecnologia Nuclear (1991) pela USP. Doutor em Engenharia de Materiais e Metalúrgica (1996) pela McGill University (Canadá). Professor titular do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordenador da Área de Materiais na CAPES. Atua em pesquisa na área de materiais cerâmicos, principalmente cimentos e compósitos, e interfaces metal-cerâmica. É autor de mais de 150 artigos publicados em periódicos científicos, 6 capítulos de livros e 17 patentes. Orientou 102 trabalhos de mestrado e doutorado. Participou da organização de eventos técnico-científicos de caráter nacional e internacional, inclusive como coordenador do XVII Encontro da SBPMat.

Profa. Iêda Maria Garcia dos Santos (Departamento de Química, UFPB – PB). Diretora científica.

Engenheira de Materiais (1994), mestre (1997) e doutora (2000) em Química pela UFSCar, com pós-doutorado na University of Aberdeen (Reino Unido). Professora titular do Departamento de Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde coordena o Laboratório de Combustíveis e Materiais. Atua na síntese de óxidos e sua aplicação em processos de catálise para produção de combustíveis e remediação ambiental. Também pesquisa a oxidação do biodiesel durante seu armazenamento. Autora de mais de 180 artigos publicados em revistas científicas e 7 patentes. Orientou mais de 60 trabalhos de mestrado e doutorado. Foi coordenadora do XII Encontro da SBPMat.

Prof. Ivan Helmuth Bechtold (Departamento de Física, UFSC – SC). Diretor científico.

Bacharel em Física (1997) pela UFSC, e mestre (2000) e doutor (2004) em Física pela USP, com pós-doutorado na Technische Universität Darmstadt (Alemanha). Professor associado do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde coordena o Laboratório de Optoeletrônica Orgânica e Sistemas Anisotrópicos. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC. Atua no estudo de materiais orgânicos, como cristais líquidos, polímeros e ferrofluidos, para aplicação em dispositivos optoeletrônicos como OLEDs, OFETs, OPVs e biossensores. Autor de cerca de 100 artigos publicados em revistas científicas. Orientou 13 trabalhos de mestrado e doutorado. Foi coordenador do XVIII Encontro da SBPMat.

Prof. Newton Martins Barbosa Neto (Instituto de Ciências Exatas e Naturais, UFPA – PA). Diretor científico.

Bacharel em Física (1998) pela UFC, e mestre (2001) e doutor (2005) em Física pela USP, com pós-doutorado na UFMG. Professor associado do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde coordena o Grupo de Espectroscopia Eletrônica e Vibracional. Vice-diretor da Faculdade de Física da UFPA. Atua em espectroscopia e fotoagregação de polímeros e moléculas. Autor de mais de 60 artigos publicados em revistas científicas. Orientou 8 trabalhos de mestrado e doutorado. Participou da organização de eventos científicos. Desde 2018, é coordenador do Programa University Chapters da SBPMat.

(Com informações de Verónica Savignano – SBPMat)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..