6 de abril de 2017

Palestra sobre medicina personalizada em Oncologia

Câncer é um nome usado para definir mais de cem doenças distintas, que têm em comum o crescimento descontrolado das células de um determinado tecido. onkologija230Esse crescimento descontrolado afeta os tecidos adjacentes e distantes, formando as tão conhecidas metástases. O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo e foi responsável por 8.8 milhões de mortes em 2015.

O câncer é causado por alterações que ocorrem no material genético das células e que são capazes de reprogramar as células normais e transformá-las em células tumorais. O sequenciamento do genoma humano e o desenvolvimento de novas metodologias de análise do material genético permitiram aos cientistas identificar essas alterações e, com isso, compreender os diferentes passos dessa transformação.

O conhecimento acumulado ao longo da últimas quatro décadas começa a ser utilizado em benefício dos pacientes com câncer, permitindo um diagnóstico mais precoce, um melhor acompanhamento da doença e o desenvolvimento da medicina personalizada na oncologia, na qual é possível selecionar o tratamento mais eficaz com base nas informações genéticas do tumor.

Este é, em suma, o resumo da próxima palestra inserida no programa Ciência às 19 Horas, intitulada Medicina Personalizada em Oncologia: A contribuição da genética para o tratamento do câncer, que ocorrerá no dia 25 de abril, pelas 19 horas, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, no nosso Instituto, apresentada pela Drª. Anamaria A. Camargo (PhD), Coordenadora Centro de Oncologia Molecular – Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Hospital Sírio-Libanês (SP), que falará um pouco sobre as bases genéticas do câncer, sobre o processo de transformação celular e sobre como a medicina personalizada tem sido utilizada para mudar a história de alguns tipos de câncer.

Um tema extremamente atual… A não perder.