8 de outubro de 2019

No IFSC/USP: Defesa de tese de doutorado acadêmico-industrial

Éverton Lucas de Oliveira

Perante uma plateia constituída por docentes, pesquisadores, técnicos e familiares, realizou-se no dia 02 do corrente mês a defesa de tese de doutorado do aluno do IFSC/USP, Éverton Lucas de Oliveira, subordinada ao tema Modelo Computacional de RMN e difusão de fluidos em meios porosos digitais – Aplicação na indústria do Petróleo”. À primeira vista poderá parecer mais uma defesa de tese comum, só que esta teve a particularidade de ser uma defesa de tese de doutorado acadêmico-industrial, algo que abre portas para uma nova e promissora relação entre a universidade e o setor industrial, como afirmou o Prof. Tito José Bonagamba (IFSC/USP), orientador de Éverton.

Após agradecer a presença de todos, Tito Bonagamba sublinhou que essa defesa de tese tem um carácter multidisciplinar, razão pela qual marcaram presença responsáveis pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES), do Instituto de Física da USP de São Paulo (IFUSP), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) e da Escola Politécnica (POLI/USP), prestigiando esse evento e mostrando que o projeto contudo nessa defesa tem um papel importantíssimo, inclusive no contexto nacional.

“Estamos passando por um momento de muitos questionamentos colocados a todas as universidades brasileiras, incluindo institutos de pesquisa, sobre o papel que a universidade tem no desenvolvimento da sociedade brasileira. Entendo que esta defesa envolve um projeto muito importante, já que ele foi desenvolvido dentro de uma proposta de doutorado acadêmico-industrial, projeto-piloto proposto pela USP, com o apoio do CNPq. Assim, estamos atingindo metas que estão além dos muros da universidade de São Paulo e, com esta apresentação, estou certo que, preservando o doutorado acadêmico tradicional, podemos contribuir para a sociedade de uma forma mais incisiva com o doutorado acadêmico-industrial, que, particularmente neste projeto, conseguiu oficialmente, através do CNPq, unir a USP ao Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES), que representa o maior setor da economia do nosso país e que ao abrigo desta parceria, esta experiência possa se propagar na USP através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação”, sublinhou Tito.

Tito José Bonagamba

Pesquisadores, docentes, técnicos e familiares de Éverton assistem à defesa de tese

Ao enfatizar que muitas vezes as pessoas sentem receio de entrar neste tipo de doutorado, Tito Bonagamba expressou que a relação que a universidade pode ter com qualquer setor é real e pode ajudar enormemente ao desenvolvimento das empresas e do próprio país. “Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Gerência: Integração Rocha, Perfil e Sísmica (IRPS/Petrobras), uma colaboração que dura há mais de dez anos, sempre com muito respeito e muita inteligência de ambas as partes, já que tanto a Academia quanto a Petrobras sabem perfeitamente bem qual o papel que cada entidade tem na relação”, comentou o docente, tendo agradecido a participação no evento (Via Skype) do gerente da Integração Rocha, Perfil e Sísmica (IRPS/Petrobras, Vinicius de França Machado, supervisor do projeto, tendo acrescentado que dessa parceria já resultaram muitas novas metodologias que integram a RMN com outras técnicas experimentais, além de instrumentação de qualidade.

Para Vinicius de França Machado, este tipo de parceria e o próprio doutorado acadêmico-industrial é bastante importante não só para a Petrobras mas em um contexto mais lato, ou seja, para toda a indústria. “Este projeto se destaca em todos os sentidos, principalmente por desenvolver a pesquisa aplicada e a mão de obra altamente especializada. Desejo que esta parceria de sucesso se mantenha e quanto mais se puder investir nela, melhor”, sublinhou Vinicius.

A Banca desta tese foi composta pelos seguintes membros:

Prof. Tito José Bonagamba – orientador (IFSC/USP);

Prof. Oswaldo Baffa Filho (FFCLRP/USP);

Prof. Caetano Rodrigues Miranda (IFUSP);

Prof. Ivan dos Santos Oliveira Jr. (CBPF/RJ);

Prof. Hellmut Heckert (IFSC/USP).

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação