6 de janeiro de 2020

Aluno do IFSC/USP no NASA International Space APP Challenge

A NASA desenvolveu há já algum tempo o designado NASA International Space APP Challenge, cujo intuito é reunir pessoas para solucionar problemas reais em quarenta e oito horas (a maioria dos locais são setenta e duas horas, a primeira edição na localidade geralmente são dois dias apenas), são propostos desafios em diversas áreas.

Mais de 29.000 pessoas, oriundas de 71 países, participaram do Desafio Internacional de Aplicativos Espaciais de 2019. O Space Apps cria conexões. Como parte do Space Apps, o participante faz parte de uma comunidade global de hackathon, que firma colaborações entre setores e culturas, para gerar inovações que mudam de paradigma. A Space Apps faculta a consulta às soluções que se encontram nos dados gratuitos e abertos da NASA. As missões da NASA na Terra, no nosso Sol e sistema solar e no universo – todos coletam dados em busca de novos conhecimentos, para expandir a compreensão por meio de novas descobertas científicas e para ajudar a melhorar a vida na Terra.

Usando os dados da NASA para resolver os desafios de cada ano, as equipes dos Aplicativos Espaciais aprendem sobre os dados da NASA, sendo que esses mesmos aplicativos espaciais inspiram colaboração, criatividade e pensamento crítico, fomentam o interesse pela ciência e exploração da Terra e do espaço, e incentivam o crescimento e a diversidade da próxima geração de cientistas, tecnólogos, designers e engenheiros. O Space Apps é gerenciado pela Divisão de Ciências da Terra, Science Mission Directorate, na sede da NASA, em Washington, DC.

Victor Cardoso (de camisa amarela) rodeado pelos seus colegas de equipe, julgadores e membros da organização

Victor Richard Cardoso, aluno do 2º ano do Curso de Física Computacional do IFSC/USP, decidiu entrar nessa aventura, constituir uma equipe e apresentar um projeto relativo à criação de um jogo de tabuleiro virtual com 36 casas – Exomundus – Construtor de planetas -, onde pode participar entre dois e cinco jogadores. O objetivo do jogo é construir um planeta com uma determinada superfície, atmosfera, que tenha anéis (ou não), com satélite (ou não), enfim, um jogo que se estende por várias fases até chegar ao final. “Logo à partida, pensei em criar um jogo que envolvesse a criação e customização de um sistema solar, atendendo a que o desafio era desenvolver algo educacional. Foi no Onovolab, em outubro passado, que ocorreu a primeira edição da competição em São Carlos e foi aí que conheci o grupo que viria a ser minha equipe, a qual foi dado o nome de Zorgon. Discutimos sobre o projeto, inicialmente constituído por um simulador 3D, mas rapidamente fomos convencidos pelos mentores no Onovolab a abandoná-lo, atendendo a que esse tipo de jogo já era muito comum e já muito disseminado no mercado”, conta Victor.

Foi aí que a equipe decidiu criar o jogo de tabuleiro virtual e concorrer ao NASA International Space APP Challenge, confrontando-se com onze grupos constituídos por cinco pessoas cada. “Foi bem legal e arrecadamos o 3º lugar na competição local da cidade de São Carlos, que, contudo, não foi suficiente para participar na competição global da NASA, que ocorrerá em 2020. Os prêmios, devido à colocação, foram dois meses de acesso ao Onovolab e uma bolsa de 60% em um MBI, na UFSCar, para dividir entre o time. Temos muito a agradecer ao Prof. André Ambrosio e também ao Prof. Valter Libero, ambos do IFSC/USP, pela grande ajuda em relação às ideias sobre o jogo e sobre as questões físicas envolvidas. Também agradecemos a todos os pós-doutores da área de física computacional que, de uma forma ou de outra, nos ajudaram na caminhada. Continuaremos a tentar chegar mais longe nesta competição internacional”, pontua Victor.

Para conferir a participação da equipe Zorgon de São Carlos no NASA International Space APP Challenge, clique AQUI.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP