Notícias

25 de maio de 2015

Não-Contextualidade testada com pares de fótons correlacionados

Em mais uma edição do programa Colloquium diei, o Prof. Dr. Sebastião Pádua, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministrou a palestra Não-Contextualidade testada com pares de fótons correlacionados, um evento que ocorreu no dia 22 de maio, pelas 10h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

A Conversão Paramétrica Descendente Espontânea (CPDE) é um efeito ótico não linear, no qual pares de fótons em um estado emaranhado em diferentes graus de liberdade são gerados quando um feixe de laser atravessa um cristal não-linear. Nos últimos 20 anos, a CPDE tem sido a principal fonte de luz para estudos de fundamentos de física quântica, ótica e informação quântica.

SEBASTIO_PDUA350Nesse colóquio, o docente da UFMG mostrou algumas características experimentais dessa fonte de luz e revisou algumas das ferramentas utilizadas em estudos experimentais, tendo destacado alguns exemplos de aplicações. Em seguida, Pádua discutiu um trabalho recente, onde um aspecto fundamental de física quântica foi estudado. Além disso, o especialista respondeu se é possível explicar a estatística de pares de fótons em (x1, x2), modelando tal fenômeno por teorias não-contextuais. Para ele, essa resposta é importante, pois a contextualidade distingue correlações genuinamente quânticas, usadas, por exemplo, em comunicação quântica.

Sebastião Pádua tem graduação em Física pela USP, mestrado pela State University of New York at Stony Brook, Estados Unidos, e pela USP, doutorado pela citada instituição norte-americana e pós-doutorado pela Universitá di Roma “La Sapienza”, Itália. O docente também tem experiência na área de física experimental, com ênfase em Óptica Quântica, atuando principalmente nos temas de luminescência paramétrica, interferência quântica, óptica e informação quântica.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..