5 de outubro de 2020

Nanoscópio: Da reconstrução em bicamada de grafeno à inovação

Em mais uma edição do programa Collooquium diei, O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebeu no passado dia 02 de outubro o Prof. Ado Jório de Vasconcelos, docente e pesquisador do Instituto de Física da Universidade Federal de Minas gerais (UFMG), que dissertou sobre “Nanoscópio: Da reconstrução em bicamada de grafeno à inovação”.

Em sua apresentação, o pesquisador salientou que para visualizar estruturas cristalográficas é já amplo o conhecimento de que  são necessários comprimentos de onda na região dos raios-x. Com o advento da espectroscopia nano-Raman, é possível, entretanto,  visualizar estruturas nanométricas, ou até subnanométricas, utilizando a luz visível.

O pesquisador apresentou, em seu colóquio, diversos estudos nos efeitos de reconstrução em bicamadas de grafeno, rodadas em baixo ângulo, bem como os resultados dos esforços feitos para a compreensão com base no nanoscópio.

Para acompanhar a gravação deste colóquio, clique AQUI.