17 de dezembro de 2015

Nanomateriais teranósticos: sistemas multifuncionais para aplicações

No início da tarde de 17 de dezembro, na sala de seminários do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a pesquisadora Valéria Spolon Marangoni (IFSC/USP) apresentou o seminário Nanomateriais teranósticos: sistemas multifuncionais para aplicações.

Valeria_Marangoni_300Na ocasião, ela discutiu os nanomateriais multifuncionais (ou teranósticos) que combinam funções terapêuticas e de diagnóstico em um complexo nanoestruturado. Segundo a pesquisadora, esses nanomateriais podem ser úteis para diversas aplicações, principalmente ao diagnóstico precoce e tratamento de doenças, como, por exemplo, o câncer. Com base nisso, ela falou sobre um novo sistema que permite tanto o diagnóstico e tratamento de tumores sólidos quanto o rastreamento de partículas in vivo.

Valéria Marangoni é bacharel em Química pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) e mestre em Ciências – Física Biomolecular pelo IFSC/USP, onde atualmente desenvolve o doutorado. A pesquisadora realizou estágio sanduíche no Laboratory for Nanophotonics da Rice University (EUA) e tem experiência na área de síntese, caracterização e funcionalização de nanomateriais metálicos, magnéticos e poliméricos.