27 de novembro de 2019

Na USP São Carlos: EduSCar leva a efeito o II Encontro de Educadores

Promovido e realizado pela EduSCar, realiza-se no próximo dia 05 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h30, no Auditório Fernão Stella Rodrigues Germano – Bloco-6, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), o II Encontro de Educadores, cujo tema base será A estratégia de gestão para o avanço contínuo da educação, com foco na aprendizagem dos estudantes e em sua permanência na escola.

Neste evento, serão apresentadas as ideias e ações principais do Programa “Cientista-Chefe em  Educação Básica”, iniciativa que alia universidades, Fundação de Amparo à Pesquisa e Secretarias de Educação do Estado do Ceará, onde serão mostrados os modos como, em São Carlos, e partindo de evidências das avaliações educacionais, se tem estruturado uma abordagem sistêmica para a melhoria da proficiência em Matemática e Ciências, integrando currículo, avaliação, formação e material estruturado.

A EduSCar é um Projeto de Ensino, fruto de parceria entre os Centros de Pesquisa CEPID/Fapesp e CPE/Fapesp, além de INCTs, Diretoria de Ensino – Região de São Carlos e a Secretaria de Educação do Município de São Carlos. O grupo conta, ainda, com a participação de pesquisadores de diversos departamentos da UFSCar e da USP interessados na melhoria do nível de ensino no país.

Esta iniciativa visa aprimorar o nível de ensino e aprendizagem nas escolas públicas. O estudo-piloto está sendo realizado no município de São Carlos e terá duração de seis anos. Espera-se que as experiências adquiridas sirvam de exemplo e sejam aplicáveis a todo o país.

Tendo como palestrante o Prof. Jorge Lira, cientista-chefe da Educação Básica do Ceará, este evento tem o apoio oficial da Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, Prefeitura de São Carlos, CERTEV/UFSCar, USP, INCT/ECCE, CeMEAI, CIBFar/IFSC-USP, CDMF, UFSCar, CEPOF, FAPESP e CNPq.

A entrada para este evento é gratuita e aberta a todos os interessados.