Dia 08 de março de 2024 - 09h30 - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) - Transmissão ao vivo pelo Canal Youtube da entidade

Na SBPC – Profª Yvonne Primerano Mascarenhas participa nas celebrações do “Dia Internacional das Mulheres”

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) celebrará no próximo dia 08 de março o “Dia Internacional das Mulheres”, com uma manhã repleta de discussões no evento intitulado “Falam as cientistas: a SBPC e o futuro da ciência brasileira”, uma iniciativa que ocorrerá nas instalações da entidade, entre as 9h30 às 12h00, com transmissão ao vivo pelo canal Youtube da SBPC. A conferência de abertura contará com a participação da docente e pesquisafora do IFSC/USP, Profª Yvonne Primerano Mascarenhas, que dissertará sobre o tema “Conquistas da mulher no Brasil atual”.

Esta é mais uma ação da SBPC na busca por inspirar e promover um maior engajamento da sociedade com as questões de gênero no campo da ciência. Conforme pontuou o presidente da entidade “A SBPC surgiu como uma sociedade em prol da ciência, tecnologia e inovação, mas sem deixar de lado assuntos importantes para a sociedade. Por isso, ao longo dos anos, acrescentou em sua luta questões como as étnicas e de igualdade de gênero. Metade da população mundial é feminina, então é essencial que todos tenham as mesmas oportunidades, tanto no plano subjetivo quanto objetivo. No subjetivo, toda e qualquer mulher tem direito às mesmas oportunidades dos homens. Do ponto de vista da sociedade, o fato de mais pessoas terem direitos aumenta a riqueza da sociedade, inclusive economicamente. Já no plano objetivo, aumentar a consciência da sociedade sobre a importância dessa igualdade absoluta também favorece políticas públicas que promovam esse direito. Por isso, a data é um convite à reflexão e mobilização”.

Confira, abaixo, a programação estipulada para este evento:

Falam as cientistas: a SBPC e o futuro da Ciência Brasileira

9h30 – Atração musical;

Abertura: Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC;

Apresentação: Laila Salmen Espindola, professora da Universidade de Brasília (UnB) e diretora da SBPC

Conferência – Yvonne Primerano Mascarenhas, professora aposentada  do Instituto de Física de São Carlos da USP –  “Conquistas da mulher no Brasil atual”

Atração musical;

10h20 – Mesa-redonda – Coordenadora: Miriam Grossi, professora associada da UFSC;

Fernanda Staniscuaski, professora associada III da UFRGS e fundadora e coordenadora do Movimento Parent in Science –  “Parentalidade na academia: para além de discursos”;

Cristiane Gomes Julião, doutoranda em Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ e líder indígena Pankararu – “Ciência, minha ciência”;

Cristina Caldas, diretora de Ciência do Instituto Serrapilheira –“Diversidade na ciência: a experiência do Serrapilheira”;

Debora Peres Menezes, professora titular da UFSC e diretora de Avaliação de Resultados e Soluções Digitais do CNPq e vice-presidente da UFPLP – “Mulheres na ciência: panorama, desafios e inspirações”;

Rosangela Aparecida Hilário, professora da UNIR e professora permanente do Mestrado Acadêmico em Educação e da Rede Mulheres Cientistas – “Os impactos do apagão das licenciaturas na produção científica e ações afirmativas”

Para acompanhar este evento ao vivo, clique na imagem abaixo