Notícias

21 de agosto de 2015

Palestrante discute a lentidão no avanço das mulheres na ciência

No Colloquium diei que decorreu no último dia 21 de agosto, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a Profa. Dra. Marcia Cristina Bernardes Barbosa, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentou a palestra Mulheres na Física: Por que tão poucas? Por que tão devagar?.

MARCIA_BARBOSA_300A participação feminina no ambiente profissional tem aumentado significativamente nos últimos anos. O Censo da Educação Superior de 2010 mostra que, entre as 20 carreiras de graduação com maior número de recém-formados, as mulheres são maioria em 15 delas. Além disso, hoje elas são a maioria entre os discentes nas universidades brasileiras e já compõem cerca de 50% dos docentes nas instituições públicas, segundo o citado Censo.

No entanto, esse crescimento não está homogeneamente distribuído entre as diversas disciplinas. Em particular, o percentual de mulheres na área de exatas é muito pequeno e diminui desproporcionalmente à medida que se avança na carreira. Assim, há uma sub-representação segundo as áreas do conhecimento como também segundo o nível da carreira. Esse cenário inspirou a questão que Marcia Barbosa analisou nesse seminário, onde questionou a vagarosidade no avanço das mulheres nas carreiras científicas.

Marcia Barbosa, que é graduada, mestre e doutora em física pela UFRGS, trabalha com Física da Matéria Condensada, em especial, com os temas suspensões coloidais iônicas, polieletrólitos e água e suas anomalias. Atualmente, é diretora do Instituto de Física da UFRGS e integrante do conselho da Nacional de Ciência e Tecnologia, da Sociedade Brasileira de Física, e da American Physical Society.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..