12 de fevereiro de 2015

Morre Val Fitch – Prêmio Nobel de Física

O Prêmio Nobel de Física de 1980, Val Fitch, faleceu no último dia 05 de fevereiro, aos 91 anos, em sua casa localizada na cidade de Nova Jersey, Estados Unidos. O físico nuclear era conhecido por ter explicado por que a antimatéria – colisão de matéria e do seu oposto – não destruiu o universo durante sua formação.

Entre as diversas contribuições do físico, destacam-se a natureza fundamental da matéria e das partículas físicas, a descoberta da matéria e antimatéria, que obedecem as leis da física de formas paralelas, e sua teoria sobre como ambas podem ter evitado sua aniquilação mútua, ao entrarem em contato no universo primitivo, deixando um resíduo que resultaria na formação das estrelas, galáxias e, inclusive, da vida. Estes feitos foram baseados em experimentos realizados por Val Fitch em 1964, em cooperação com o físico James Cronin.

Val Fitch nasceu em 10 de março de 1923, em Marreiman, Nebraska, e era o mais novo de três filhos criados por um casal formado por um criador de gado e uma professora. Durante sua trajetória profissional, Val foi presidente da Sociedade Americana de Física (1988-1989), cargo que sucedeu seu trabalho no Projeto Manhattan. Além disso, o físico nuclear colaborou na projeção do detonador para a bomba atômica que destruiu a cidade de Nagasaki, Japão, no fim da Segunda Guerra Mundial. Val era professor emérito da Princeton University, Nova Jérsei, Estados Unidos.