26 de setembro de 2016

Morre o físico Erwin Hahn (USA)

hahn-200Faleceu no passado dia 20 de setembro, com 95 anos de idade, o conhecido físico norte-americano Erwin Hahn, um dos mais prestigiados pesquisadores mundiais na área de Ressonância Magnética Nuclear.

O Prof. Hahn nasceu em 09 de junho de 1921, tendo atingido o auge de sua carreira em 1950, ano em que descobriu o designado “eco de spin”.

Era professor emérito da Universidade da Califórnia, Berkeley (desde 1991) e foi eleito membro da Academia Americana de Artes e Ciências em 1971. Em 1999 foi galardoado com o Prémio Comstock, em Física, pela Academia Nacional de Ciências, e em junho passado recebeu o Prêmio Medalha de Ouro da Sociedade Internacional para Ressonância Magnética em Medicina (ISMRM).

O mundo científico e em particular a comunidade de RMN estão de luto.