14 de março de 2018

Morre em Cambridge (Reino Unido) o físico teórico Stephen Hawking

Morreu hoje (14/03), em sua residência em Cambridge (Reino Unido), o físico teórico Stephen Hawking (76).

Nascido em 8 de janeiro de 1942, em Oxford (Reino Unido), Hawking era considerado um dos cientistas mais influentes do mundo desde Albert Einstein, não só por suas decisivas contribuições para o progresso da ciência, como também por sua constante preocupação em aproximar a ciência do público e por sua coragem de enfrentar a doença degenerativa de que sofria e que o deixou em uma cadeira de rodas e sem capacidade para falar de maneira natural, a mesma doença que acabaria por o vitimar no dia de hoje (esclerose lateral amiotrófica).

Hawking foi premiado com 12 graus honorários e eleito um dos mais jovens bolsistas da Royal Society, em 1974, tendo sido, até sua morte, membro da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

Em 1970, Hawking iniciou o trabalho sobre as características dos buracos negros. Como resultado de sua pesquisa, descobriu que eles emitem partículas subatômicas – batizadas de radiação Hawking. Em colaboração com Roger Penrose, provou a existência de singularidades, pontos no espaço-tempo onde as grandezas físicas, como a curvatura ou densidade de energia, tornam-se infinitas – fazendo com que as leis da física sejam “quebradas”.

Seus principais campos de pesquisa foram a cosmologia teórica e gravidade quântica. Hawking se tornou o grande teórico sobre os buracos negros, tendo desenvolvido as quatro leis de sua mecânica. Em 1979, assumiu a posição de professor e retornou, durante os anos 1980, ao estudo sobre as origens do Universo, tendo participado com outros físicos dos primeiros desenvolvimentos da teoria da inflação cósmica, que visava solucionar os principais problemas do modelo do Big Bang.

Recordando, abaixo, a fala de Hawking sobre a origem do universo na Pontifícia Academia das Ciências, no Vaticano, com comentários do atual Diretor do IFSC/UP, Prof. Vanderlei Bagnato, membro da citada Academia.

(Clique na imagem para assistir)