4 de agosto de 2016

More accurate sample analysis by combined LIBS and Raman Spectroscopy

No início da tarde desta quinta-feira, 04, a Profa. Dra. Fatima Matroodi, do Departamento de Física da Universidade Shahid Chamran (Irã), apresentou o seminário More accurate sample analysis by combined LIBS and Raman Spectroscopy, que foi organizado pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), na sala de seminários do grupo.

FATIMA_MATROODI_300A Profa. Fatima falou sobre a Espectroscopia Raman e a LIBS, técnicas espectroscópicas de laser capazes de viabilizar a investigação de uma ampla gama de materiais, sem a necessidade de fazer preparações preliminares nas amostras a serem analisadas. De acordo com a docente, as características de ambas as metodologias permitem uma série de aplicações em diversas áreas: medicina, militar, astronomia, química, física, processos industriais, entre outras.

A Universidade Shahid Chamran é sediada em Ahvaz, capital do Khuzistão, no sudoeste do Irã. Além de nove centros de pesquisa, a instituição congrega treze unidades (agricultura; artes; economia e ciências sociais; educação e psicologia; engenharia; literatura e humanidades; ciências matemáticas e computação; educação física e ciências do esporte; ciência; teologia e ciência islâmica; medicina veterinária; engenharia de ciências da água; e ciências da Terra).