30 de setembro de 2016

Modelos estatísticos para transições de fase em fluidos anisotrópicos

Realizou-se em 30 de setembro, no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Colloquium diei, em que o Prof. Dr. Silvio Salinas, do Instituto de Física da USP (IF/USP), discutiu os Modelos estatísticos elementares para transições de fase em fluidos anisotrópicos.

Salinas utiliza modelos estatísticos elementares SALINAS_250para investigar aspectos qualitativos das transições de fase em sistemas de interesse na área de física da matéria mole. Segundo ele, ao contrário dos sólidos cristalinos, que se caracterizam por ordenamentos espaciais, os cristais líquidos nemáticos – substâncias típicas da matéria mole – são fluidos anisotrópicos que apresentam ordenamento orientacional, ao longo de um eixo, mas sem simetria de translação.

Autor de artigos científicos e livros publicados na área de física estatística, Silvio Salinas é graduado em engenharia elétrica e em física pela USP, tendo desenvolvido o mestrado em física nesta Universidade e o doutorado, também na área de física, na Universidade Carnegie-Mellon (EUA). Atualmente, é Professor Titular Aposentado do IF/USP.