5 de abril de 2017

Mobilidade internacional para alunos e docentes

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), lançou recentemente dois editais de mobilidade internacional.

O primeiro (Edital 677/2017) é o de Mobilidade Internacional para alunos de Graduação – Erasmus+ Ação-chave 1 – Anadolu Üniversitesi, na Turquia, para oferecimento de 01 (uma) vaga de intercâmbio para estudantes com excelente desempenho acadêmico para intercâmbio durante o 2º semestre de 2017 (setembro a janeiro).

O programa é voltado a estudantes de Graduação para a realização de parte de suas atividades de aprendizado (disciplinas) relacionadas ao seu curso de graduação. O intercâmbio ocorrerá no âmbito da “Ação-chave 1 – Mobilidade de Indivíduos (Key Action 1 – Mobility of Individuals)” do Programa Erasmus +, programa da União Europeia cujo intuito é impulsionar qualificações e empregabilidade por meio da educação, formação, juventude e desporto.

As inscrições encerram-se no dia 9 de abril de 2017, e devem ser feitas exclusivamente via Internet, pelo Sistema Mundus. Não é necessário login (Consultas e inscrições devem ser feitas exclusivamente na área de acesso público);

É responsabilidade do candidato verificar os critérios, requisitos, condições e demais prazos previstos no Edital

As inscrições e as dúvidas devem ser enviadas através do Fale Conosco https://uspdigital.usp.br/mundus/faleConosco  (Assunto Editais – Intercâmbio).

O segundo (Edital 679/2017) é de Mobilidade Internacional de Curta Duração para Docentes, para oferecimento de 1 (uma) vaga para docente, durante o segundo semestre de 2017 (início obrigatório até dezembro de 2017), na Vilniaus Gediminas Technical University (Lituânia).

O programa é voltado a professores da USP para realização de atividades de docência (aulas, cursos, seminários, workshops, tutorias de estudantes, etc).

O intercâmbio ocorrerá no âmbito da “Ação-chave 1 – Mobilidade de Indivíduos (Key Action 1 – Mobility of Individuals)” do Erasmus +, programa da União Europeia, cujo intuito é impulsionar qualificações e empregabilidade por meio da educação, formação, juventude e desporto.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 30 de maio de 2017, exclusivamente pelo Sistema Mundus. Não é necessário login (consultas e inscrições devem ser feitas exclusivamente na área de acesso público).

As dúvidas serão esclarecidas exclusivamente pelo Fale Conosco do Sistema Mundus (assunto: Editais – Intercâmbio) – https://uspdigital.usp.br/mundus/faleConosco