16 de março de 2020

“Minerais em Marte” – pesquisador do IFSC/USP fala sobre o planeta

O Dr. Marcelo Andrade, pesquisador em caracterização de minerais e materiais avançados do IFSC/USP, foi o palestrante convidado em mais uma Sessão Astronomia, ocorrida no dia último dia 14 do corrente mês, pelas 21h00, no Observatório “Dietrich Schiel”.

Com uma introdução feita pelo astrofísico André Luiz da Silva, Marcelo Andrade apresentou o tema Minerais em Marte, tendo iniciado sua palestra comentando sobre a coloração vermelha de Marte e quais as semelhanças com a Terra.

Seguidamente, o pesquisador apresentou detalhes da aplicação de difração de raios X na caratereizção de minerais durante o período que permaneceu na Universidade do Arizona (EUA), uma das instituições escolhidas pela Nasa para o estudo das rochas da superfície marciana.

Ao final, Marcelo falou sobre o novo jipe-robô (Rover) que será enviado pela Nasa este ano para Marte, com o intuito de investigar traços de vida naquele planeta e preparar amostras que serão reenviadas a Terra depois de alguns anos.