1 de novembro de 2011

Programa dá oportunidade a alunos de conhecer pesquisa no exterior

Logo

Atravessar fronteiras para compartilhar e adquirir conhecimento já se tornou uma premissa, na atualidade. Não há mais limites geográficos, nos dias de hoje, para troca de experiências e, com isso em mente, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) não quis ficar de fora.

Através do programa de Mobilidade Internacional para Alunos de Graduação (MIGra) do IFSC, projeto de iniciativa da Diretoria do Instituto, cinco alunos de graduação já foram beneficiados, só este ano, provando que experiências acadêmicas não podem- e nem devem- se restringir ao território nacional.

O programa consiste, basicamente, na realização de estágios em Instituições de Pesquisa do exterior. Para participar, existem dois pré-requisitos básicos a serem preenchidos: ser, preferencialmente, aluno de 2º ou 3º ano, regularmente matriculado em algum dos cursos de bacharelado do IFSC e estar inserido em algum projeto de iniciação científica. “Acho importante que participem do programa alunos que tenham se destacado pelo seu rendimento na graduação e que possuam conhecimento suficiente do idioma do país onde o estágio será realizado”, diz Luciano da Fontoura Costa, docente do IFSC e orientador no projeto de iniciação científica de Krissia Zawadzki, atualmente aluna do último ano do curso de Física Computacional.

Krissia, que estagiou, por duas semanas, na School of Computer Science, da Newcastle University (Inglaterra), afirma que o contato com uma cultura diferente foi uma das melhores experiências do estágio. “Desde quando me integrei ao Grupo de Visão Cibernética, havia grande expectativa para uma experiência no exterior, em razão do grande número de trabalhos interdisciplinares desenvolvidos pelo Grupo, em colaboração com Centros de Pesquisa em diversas partes do mundo. O conceito de aprendizado no exterior parece ser um pouco diferente, o que leva os pesquisadores a ter uma mentalidade mais ampla em alguns aspectos, ao mesmo tempo em que tentam aprofundar ainda mais o conhecimento sobre um dado assunto”, diz a aluna.

Opinião similar compartilha o aluno do 4º ano de Bacharelado em Física, Vinicius Henrique Aurichio, que estagiou, por dois meses, no Department of Mathematical Sciences da Durham University (Inglaterra), motivado pela possibilidade de conhecer outros lugares e entender melhor o funcionamento do processo de pesquisas em colaboração. “Lá, o conteúdo é ministrado de maneira diferente. As aulas são mais curtas e resumidas, com várias disciplinas. Só de matemática e física são seis”, conta o aluno. A experiência o motivou a fazer planos para voltar ao exterior, para uma pós-graduação.

Krissia

Além do incentivo, a experiência, se bem-sucedida, pode trazer inúmeros benefícios para carreira e, inclusive, à vida pessoal do estudante. “Em primeiro lugar, esse tipo de programa permite a familiarização com outros ambientes, de longa tradição, já por séculos centrados em pesquisa e formação de recursos humanos, com foco continuado na geração de conhecimento original e de qualidade. Além disso, dá chance ao aluno de diversificar e complementar sua formação. Tais estágios contribuem muito para internacionalização de nossas atividades”, afirma Luciano.

Sobre os ganhos em participar do MIGra, os alunos os enumeram. “Além de poder praticar o inglês, aprendi a me virar melhor”, conta Vinícius. “As pessoas com quem tive contato foram, extremamente, amigáveis e receptivas. Percebi, tanto em conversas casuais como em grupo, que o conflito de ideias entre pessoas com conhecimentos diversificados é essencial para o amadurecimento do pesquisador, pois as discussões levam a sugestões capazes de incrementar um trabalho e até direcioná-lo para outro estudo mais interessante”, complementa Krissia.

Alunos contemplados pelo MIGra em 2011

Nome Destino Período Docente responsável
Tarcisio Rocha Figueredo França 22/01/2011 a 20/02/2011 Luiz Agostinho Ferreira
Rafael Tuma Guariento Espanha 03/01/2011 a 26/02/2011 Reynaldo Daniel Pinto
Krissia Zawadski Inglaterra 01/02/2011 a 14/02/2011 Luciano da Fontoura Costa
Bruno Luan Soares Canadá 14/01/2011 a 06/03/2011 Igor Polikarpov
Vinicius Henrique Aurichio Inglaterra 15/01/2011 a 19/03/2011 Luiz Agostinho Ferreira

Sobre o programa

O MIGra, embora seja um programa de fluxo contínuo, só é realizado durante os meses de janeiro, fevereiro e julho, período das férias letivas. Os custos relacionados à passagem aérea, seguro saúde e bolsa manutenção são custeados pelo IFSC.

Os interessados em participar do programa devem se inscrever pelo e-mail dirifsc@ifsc.usp.br, onde deve constar nome completo do aluno, curso no qual está matriculado, local onde será realizado o estágio, período e duração (observando-se o calendário escolar) e, por fim, a carta de aceitação do laboratório de pesquisa que irá receber o estudante.

Os critérios para escolha levam em conta o parecer do orientador do aluno- a respeito da pertinência do estágio com o projeto de pesquisa- e mérito acadêmico. A prioridade é dada aos estudantes que forem participar do programa pela primeira vez.