Notícias

12 de agosto de 2019

Curso CFBio/IFSC-USP: Microbiologia e Biotecnologia Industrial

O curso de Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares (CFBio) oferece a disciplina optativa Microbiologia e Biotecnologia Industrial (FFI0740) que visa transmitir conhecimentos teóricos sobre os processos envolvidos na fermentação, seja ela com fins alimentícios ou biotecnológicos, assim como todos os processos upstream e downstream envolvidos. Durante esta disciplina, ministrada pela Profa. Dra. Ilana L. B. C. Camargo (IFSC/USP), os alunos adquirem conhecimentos teóricos de microbiologia e biotecnologia quando usados em larga escala.

Os alunos aprendem sobre os microrganismos usados para a fermentação de diversos produtos, sobre a estrutura e diversidade de “fermentadores” ou biorreatores, os modos de operação, etc . A disciplina também oferece, sempre que possível, visitas didáticas, que mostram ao vivo os conhecimentos adquiridos em sala, e traz convidados para palestras sobre fermentação de algum produto comercial.

Éverton S. Estracanholli

Neste ano, o Curso CFBio teve o prazer de receber Éverton S. Estracanholli, que fez seu Bacharelado em Física, Mestrado em Ciências aplicadas e Doutorado em Física no IFSC-USP. Éverton é um apaixonado pela profissão de mestre cervejeiro e é proprietário da Cervejaria Kirchen (São Carlos, SP). Muito feliz e empolgado com sua profissão, Éverton trouxe um galho contendo flores de lúpulo que conseguiu cultivar no quintal da sua casa, tendo apresentado, com detalhes, o processo de fermentação da cerveja, seus componentes e como cada um deles contribui ou para o sabor ou aroma das diferentes cervejas.

Há 10 anos, a CFBio, através desta disciplina, tem tido a oportunidade de visitar a Ajinomoto em sua maior planta industrial localizada em Limeira, onde é apresentado todos os seus produtos e plantas industriais. Esta fábrica produz aminoácidos através da biorreação para fins farmacêuticos, dentre outros produtos alimentícios. Além dos produtos, foi apresentado com muitos detalhes o processo de fabricação do glutamato monossódico – o realçador de sabor umami, conhecido como quinto sabor, chamado Aji-no-moto.  Carla Bovolini (Especialista em Comunicação Interna / Programa de Visitas) e o engenheiro Rogério Macedo receberam os alunos da CFBio este ano e explicaram que a produção do Aji-no-moto é baseada em fermentação a partir de uma bactéria, cuja identidade e características sãos mantidas em sigilo industrial, e termina após protocolos de cristalização e secagem. Além da apresentação completa do processo de produção do Aji-no-moto, o grupo da CFBio teve a oportunidade de visitar toda a fábrica, conhecer mais de perto alguns equipamentos citados em sala de aula e tirar dúvidas quanto a processos fermentativos, controle de qualidade e os cuidados ambientais adotados pela empresa.

Por fim, a disciplina Microbiologia e Biotecnologia Industrial do IFSC-USP promoveu a ida dos alunos de graduação da CFBio para o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEN), em Campinas. Gustavo M. Moreno, Jornalista da Assessoria de Comunicação do CNPEM, recebeu o grupo para uma visita guiada exclusiva (Figura 4).

Foi possível visitar a Planta Piloto no Laboratório Nacional de Biorrenováveis, que é utilizada para aqueles que querem testar seus processos de fermentação desenvolvidos em laboratório, mas agora em escala piloto.

A visita se estendeu para o Laboratório Nacional de Biociências e, em seguida, o grupo visitou o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron: tanto a UVX – uma fonte de luz síncrotron de segunda geração projetada e construída por brasileiros e com tecnologia nacional quanto as instalações do Sírius –  a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País e uma das primeiras fontes de luz síncrotron de 4ª geração do mundo.

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) acredita que ao promover a proximidade de alunos, ainda na graduação, com estes centros de pesquisa e indústrias, a Universidade contribui não só com o melhor entendimento da disciplina em si, mas também promove o conhecimento mais amplo sobre as possibilidades dentro da profissão, o que ajuda na motivação dos estudantes e os inspiram a trilharem com sucesso seus caminhos no futuro.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..