5 de junho de 2018

“Meu Eu do Futuro”: A Física do cotidiano na construção da cidadania

O IFSC/USP recebeu no dia 28 de maio mais um grupo de alunos do ensino médio de São Carlos e região, em mais uma edição da iniciativa Meu Eu do Futuro, desta vez tendo como base a Física do cotidiano na construção da cidadania.

Coube ao educador de nosso Instituto, Prof. Herbert Alexandre João, dialogar com os jovens estudantes como a ciência permeia a vida de todos os cidadãos e qual a importância dela, não sendo muito importante, neste caso, justificar porque se deve aprender Física e a importância dela, mas sim mostrar como as pessoas podem utilizá-la pata tomar decisões no seu cotidiano, por forma a que entendam melhor o que se passa em seu redor.

Herbert demonstrou, entre outros exemplos, como as pessoas podem fazer escolhas no seu dia-a-dia, por exemplo, quando vão fazer comprar e como podem adquirir os melhores e mais seguros produtos, tendo como base seus conhecimentos básicos em ciência, utilizando os mesmos de uma maneira prazerosa. “Esse conhecimento permite que você tome decisões importantes. Por exemplo, desde uma decisão política, onde são apresentadas duas opões para escolher entre a construção de uma usina termoelétrica ou uma nuclear: se se você tiver um mínimo de conhecimento científico, você saberá distinguir uma da outra e votar naquela que é a opção mais segura e eficaz”, salienta Herbert.

Com efeito, segundo o palestrante, não é necessário ter um conhecimento profundo de ciência para fazer essas escolhas, ou, por exemplo, para entender a bula de um medicamento ou a composição de um produto de limpeza ou alimento. Herbert realizou pequenas experiências perante os jovens alunos, tendo explicado os conceitos básicos de todos eles.

A iniciativa Meu Eu do Futuro é organizada conjuntamente pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA), na pessoa da Profª Drª Yvonne Primerano Mascarenhas, docente e pesquisadora do IFSC/USP, e Instituto de Física de São Carlos (IFSC), tendo como objetivo reunir estudantes do ensino médio no ambiente universitário para incentivar reflexões e decisões sobre o que fazer após a conclusão dos estudos.

A programação completa está disponível no site da Agência Multimídia de Difusão Científica e Educacional Ciência Web, que é a idealizadora desta ação, onde os interessados poderão se inscrever.

Para assistir ao vídeo feito por Nilton Storino Jr. sobre este evento, clique AQUI.