15 de fevereiro de 2011

Matrícula dos aprovados movimenta o IFSC

Entre os dias 14 e 15 de fevereiro são realizadas as matrículas dos novos ingressantes do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), nos cursos de Física, Física Computacional, Ciências Físicas e Biomoleculares e Licenciatura em Ciências Exatas.

Como é de costume, os veteranos do curso recepcionaram os calouros com entusiasmo, trazendo grande movimentação de pais e alunos ao Prédio dos Laboratórios de Ensino (LEF), local onde as matrículas foram realizadas.

A visão de quem chega

Desde o colegial, Gustavo Schimiti tinha afinidade com as ciências exatas, em especial matemática e física. “Fiquei na dúvida, mas, no fim, achei a física mais legal”, conta o calouro.

Nascido em Londrina e aprovado em primeiro lugar na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Gustavo trocou o Paraná por São Paulo, pois “um professor da minha cidade disse que o curso de física, aqui, era muito bom”.

“Gustavo teve que convencer o pai a deixá-lo fazer uma faculdade longe de casa. Para isso, ele fez pesquisas sobre o curso, sobre o que é estudado, currículo lattes dos professores”, explica Josi, mãe de Gustavo.

No final, Gustavo conseguiu ser aprovado e teve a benção do pai, Uraci, para iniciar sua graduação no Instituto de Física de São Carlos e já define a área com a qual tem mais afinidade e pretende seguir com sua pesquisa, nos próximos anos: física de partículas.

A visão de quem já está

Para Alexandre Benatti, aluno do segundo ano do curso de física, a pesquisa sempre foi sua meta, e através da formação fornecida pelo IFSC, pretende juntar-se aos cientistas, para desenvolver seus estudos.

Tânia Benatti, mãe do aluno, conta que o filho sempre foi vencedor das Olimpíadas de Física e Matemática, realizadas em sua cidade natal, Bariri. “O Alexandre, desde criança, sempre foi bom em exatas. Ele passou na melhor universidade que, inclusive, também se destaca em física, e estamos sempre aqui, dando apoio às suas decisões”, afirma.

Alexandre já optou pelos estudos em física teórico-experimental e conta que, embora ainda não tenha definido a área específica na qual pretende atuar, uma coisa tem concretizada: “Quero atuar em pesquisas, para o desenvolvimento do país”, finaliza.

Tatiana G. Zanon/Assessoria de Comunicação

Data: 15 de fevereiro