23 de agosto de 2016

Maravilhas e mitos dos vidros

O Prof. Edgar Dutra Zanotto, docente e pesquisador do Departamento de Engenharia de Materiais – DEMa – Centro de Ensino, Pesquisa e Tecnologia de Materiais Vítreos (CeRTEV, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), será o palestrante convidado de mais uma edição do programa Ciência às 19 Horas, que ocorrerá no dia 23 de agosto, pelas 19 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP).

Em sua apresentação, intitulada Vidro – 6000 anos de maravilhas e mitos Zanotto explicará, por exemplo, se os vidros de catedrais medievais escorrem, ou se é possível quebrar um vidro “no grito”.

O palestrante descreverá, ainda, como o vidro foi descoberto há cerca de 6.000 anos, ilustrando como os vidros são produzidos e as suas principais propriedades físico-químicas, mostrando, na sequência, algumas aplicações conhecidas, como o Gorilla glass dos telefones celulares, e outras não convencionais, como vidros para uso em medicina e odontologia, vidros que absorvem calor, vidros para visão noturna e vidros para tacos de golfe!

zanotto

No final, o palestrante desvendará as causas das imagens sacras que apareceram misteriosamente numa janela de vidro em Ferraz de Vasconcelos, SP, e vídeos (em Inglês) sobre o famoso tenor italiano Enrico Caruso e a cantora norte-americana Ella Fitzgerald, que quebravam vidros de janelas e taças de vinho com a própria voz!

O programa Ciência às 19 horas tem entrada livre e gratuita e é aberto à sociedade.