28 de fevereiro de 2018

Luto na comunidade internacional de Ressonância Magnética

A comunidade internacional da área de Ressonância Magnética lamenta o falecimento, no dia 19 do corrente mês, em Boulder, Colorado (EUA), de Charles Pence Slichter (94), um dos primeiros desenvolvedores e proponentes de métodos de ressonância magnética aplicadas à Química e Física.

Suas pesquisas não só deram respostas a inúmeras questões fundamentais na ciência, como também resultaram no desenvolvimento de importantes técnicas de ressonância magnética, muitas das quais são amplamente utilizadas hoje. Uma das suas mais importantes contribuições iniciais para a física do estado sólido foi as medições da dependência de temperatura do relaxamento de spin-lattice em alumínio, que forneceu o primeiro suporte experimental para o conceito de emparelhamento de elétrons da teoria da supercondutividade de Bardeen-Cooper-Schrieffer (BCS) .

Assessoria de Comunicação IFSC/USP