23 de setembro de 2016

Light-matter interaction in nanophotonic structures

O Prof. Dr. Paulo Clóvis Dainese Junior, do Instituto de Física “Gleb Wataghin” da Universidade Estadual de Campinas (IFGW/UNICAMP), ministrou a palestra Light-matter interaction in nanophotonic structures, no Colloquium diei que decorreu no dia 23 de setembro, pelas 10h30, no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Nesse colóquio, o docente falou sobre PAULO_DAINESE_250ferramentas que desenvolveu para explorar efeitos lineares e não-lineares em micro e nanoestruturas, que podem controlar a propagação de luz.

O Prof. Paulo é graduado em física e doutor em ciências pela UNICAMP. Durante a realização de seu doutorado, foi pesquisador visitante na Universidade de Bath (Inglaterra) e no Instituto Max-Planck (Alemanha). Sua área de pesquisa abrange temas como nanofotônica, óptica não-linear, espalhamento de luz em guias de ondas, cristais fotônicos e interação fóton-fônon em guias de ondas.