26 de junho de 2024

Lançamento do “Portal das Ações Sociais – USP Campus São Carlos”

O Grupo de Estudos de Ações Sociais – USP Campus São Carlos (GEAS-USP SC), vinculado ao IEA-USP | Polo São Carlos, está lançando o Portal das Ações Sociais – USP Campus São Carlos (PAS-USP SC) para acesso as informações de ações de extensão social oferecidas pelo Campus que envolvem as cinco unidades (EESC, IAU, ICMC, IFSC, IQSC), a Prefeitura do Campus, o CDCC–USP e o EduSCar, parceiro educacional. Estas ações são oferecidas nas Áreas 1 e 2 do Campus. Clique aqui para conhecer os membros do GEAS.

O PAS tem como objetivos centralizar e divulgar as informações sobre as ações de extensão social do Campus e criar condições para que exista interação entre as ações visando a otimização de resultados.

As ações terão foco nos estudantes de escolas públicas e comunidades de baixa de renda de São Carlos, especialmente as que vivem no entorno da Área 2 do Campus.

No Portal, as ações de extensão são divididas em três categorias: ações internas (curta ou longa duração para público externo realizadas no Campus USP); ações externas (curta ou longa duração para público externo realizada em local externo ao Campus USP) e humanitárias (curta duração para público externo).

O Portal é um instrumento importante de visibilidade para o público interno que deseja se dedicar a uma das ações de extensão e ao público externo que delas queira se beneficiar. É também muito importante quando se busca por parcerias externas para financiamento das ações.

As ações têm parceiros consolidados: Diretoria Regional de Ensino, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – InSAC e as empresas Tese Prime, Pearson Brasil e ANACOM.

O GEAS-USP SC conquistou recentemente novas parcerias (Prefeitura Municipal de São Carlos, Inova USP-SC, SENAI, Instituto Inova, EduSCar e SEBRAE) para implementar ações de extensão voltadas para o entorno da Área 2. A programação destas ações será em breve divulgada.

“O GEAS-USP SC e o Portal PAS são mais uma demonstração do comprometimento da USP em interagir com as populações do seu entorno”, comenta o Prof. José Marcos Alves (EESC), coordenador do GEAS.

(Por Portal PAS)