20 de outubro de 2016

Lançado o livro “Memórias do CDCC”

livrocdcc

Na noite de 19 de outubro, o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) realizou em sua sede a cerimônia de lançamento do livro Memórias do CDCC. Organizado pelas servidoras do Centro, Edna Ricardo de Oliveira Ferreira e Sílvia Aparecida Martins dos Santos, sob a coordenação do Prof. Dr. Antonio Aprigio da Silva Curvelo (ex-diretor do Centro), a obra aborda uma breve história do prédio e das atividades realizadas pelo CDCC ao longo dos anos, com base num trabalho coletivo e apoiado em pesquisas documentais e relatos entre os anos de 1980 e 2015.

A obra contém também uma dedicatória ao Prof. Dietrich Schiel (in memoriam), principal idealizador do Centro, bem como referências e agradecimentos à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, pelo apoio dado ao projeto via Programa da PRCEU – Editais 2012, e ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) pelas colaborações desde a criação do CDCC.

VALTER_500

O Prof. Dr. Valter Luiz Líbero, diretor do CDCC e docente do IFSC/USP, iniciou seu discurso agradecendo à Profa. Dra. Yvonne Primerano Mascarenhas (IFSC/USP) que, para o CDCC, é uma pessoa que está à frente de movimentos de divulgação científica, sendo também uma ilustre pesquisadora. “Ela reúne duas das características mais relevantes para uma universidade”, enalteceu ele, salientando que o livro é um registro em homenagem a todos aqueles que trabalharam e trabalham no Centro.

ANTONIO_APRIGIO_500

O Prof. Antonio Aprigio, por sua vez, destacou algumas imagens do livro, complementando que a finalidade da publicação é destacar os seus autores. “Os funcionários do CDCC são autores e atores desta obra”, disse ele, acrescentando que, ao contrário de outras instituições, o CDCC não é constituído por diversas equipes, mas, sim, por apenas uma, que permite o funcionamento do Centro.

Após as falas, o grupo de música de câmara Ad Libitum interpretou as canções Gaúcho – O Corta Jaca (Chiquinha Gonzaga), Doce de Côco (Jacob do Bandolim), Carinhoso (Pixinguinha) e Por Uma Cabeça (Carlos Gardel).

AD_1_500

AD_2_500