20 de janeiro de 2017

Lançamento de livros

SNEF_logo_-_com_borda_250No próximo dia 24, das 17h30 às 19h, seis livros serão lançados no Espaço Primavera da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), se integrando na programação do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – “A Física e o Cidadão Contemporâneo”, evento que acontecerá entre os dias 23 e 27 de janeiro, no campus USP São Carlos.

Uma das obras a serem lançadas é Uma casa na visão da Física (Editora Autêntica). Escrito pelas Profas. Dras. Regina Pinto de Carvalho e Abigail Pinto de Carvalho, ambas do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o livro mostra como a física pode ser um elemento de proteção e tranquilidade, através de uma temática baseada na edificação de uma casa.

Outro livro programado para ser lançado na ocasião é o Aprendendo a ler o céu: pequeno guia prático para a astronomia observacional (Editora Livraria da Física). Escrito pelo Prof. Dr. Rodolfo Langui, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), o material traz informações que ajudam a localizar planetas, estrelas, aglomerados estelares e nebulosas; a saber quando ocorrerão os principais fenômenos astronômicos (fases da lua, eclipses, chuvas de meteoros etc.); e a construir simples instrumentos didáticos para entender a esfera celeste e seus movimentos. No livro, o autor descreve atividades, a partir das quais é possível introduzir conteúdos fundamentais de astronomia observacional no ensino de ciências.

O Prof. Dr. Maurício Pietrocola, da Faculdade de Educação da USP (FEUSP), lançará a Coleção “Professor Inovador” (Editora Livraria da Física), que tem como finalidade apresentar orientações, atividades e conteúdos que garantam formas de gerenciamento de risco num ensino inovador. A coleção, de acordo com o autor, visa a uma educação científica compatível com os desafios do século XXI.

Já os Profs. Drs. Nilson Marcos Dias Garcia (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR), Milton Antonio Auth (Universidade Federal de Uberlândia – UFU) e Eduardo Kojy Takahashi (UFU), lançarão a obra Enfrentamentos do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea (Editora da Sociedade Brasileira de Física e Editora Livraria da Física), que une reflexões e propostas apresentadas por docentes e pesquisadores durante a 21ª edição do SNEF, que ocorreu em 2015, em Uberlândia (MG).

Mecânica Quântica Básica (Livraria da Física) é outro livro a ser lançado no dia 24. Escrito pelos Profs. Drs. Marcel Novaes (UFU) e Nelson Studart (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar), o registro apresenta – de forma introdutória, concisa e pioneira – os conceitos da mecânica quântica, sem recorrer a concepções da Física Clássica. Segundo os autores, o livro poderá ser utilizado como ferramenta complementar em cursos de licenciatura, bacharelado e mestrado na área de ciências exatas.

A obra Qualidade do Ensino de Ciências na voz de professores (Fino Traço), que complementa a lista de lançamentos literários no XXII SNEF, apresenta as vozes de docentes que ministram ciências da natureza e matemática em variados contextos escolares. O livro é da autoria das Profas. Dras. Glória Regina pessoa Campello Queiroz (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ), Alcina Maria Testa Braz da Silva (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ), Silvania Sousa do Nascimento (UFMG), Fernanda Ostermann (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) e Flávia Rezende (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ).