9 de dezembro de 2015

Alunos do Ensino Médio discutem projetos de Pré-Iniciação Científica

Em 7 de dezembro, dois grupos de alunos do ensino médio da ETEC “Paulino Botelho” (São Carlos-SP), que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC/EM), reuniram-se com os Profs. Drs. Tito José Bonagamba (diretor do Instituto de Física de São Carlos – IFSC/USP), Sérgio Muniz (IFSC/USP) e João Renato Muniz (IFSC/USP), com o educador do IFSC/USP e co-coordenador dos grupos, Herbert João, e com os monitores Vitor Mendes, Mariana Ribeiro e Paula Silveira, no anfiteatro novo desta Unidade, onde apresentaram parte de seus projetos, que têm sido desenvolvidos no Instituto, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. As bolsas tiveram início em setembro com término programado para o segundo semestre de 2016.

O PIBIC/EM é um programa que objetiva IC-Pre-IFSC250estreitar a relação entre alunos do ensino público e a universidade. Os estudantes que se apresentaram nesta Unidade foram selecionados pelo excelente desempenho escolar e pela afinidade com os projetos propostos pelos docentes do IFSC. Além de serem úteis para a vida destes jovens, os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento destes projetos deverão contribuir para a formação dos estudantes, já que aprendem, entre outras coisas, a fazer pesquisas e a elaborar seminários.

A primeira apresentação foi realizada pelo grupo que trabalha com o projeto Computação Física: usando minicomputadores, sensores, imagem e som para aprender e ensinar física, voltado a plataformas computacionais. Neste seminário, foi exemplificado o uso do Raspberry Pi na elaboração de semáforos para veículos e pedestres que funcionam com sincronia e sensores. Aos sábados, os quatro integrantes desta equipe (Ingrid Porto, Leticia Dias, Milena Lemos de Oliveira Basílio e Sérgio Renan Matos) vêm ao Instituto, onde realizam práticas com interfaces computacionais relacionadas à física.

Sérgio Matos, de 16 anos, está no primeiro ano do ensino médio. Para ele, o projeto orientado pelo Prof. Sérgio Muniz tem possibilitado ao aluno adquirir novos conhecimentos e aprimorar seus estudos. “A melhor etapa do projeto até agora foi ter aprendido a programar um sistema, o que não é fácil”, disse ele.

Leticia Dias, que também cursa o primeiro ano do ensino médio, destacou a oportunidade que tem tido de adquirir novos conhecimentos e experimentar práticas que a sala de aula não oferece. “Eu conhecia bem pouco sobre a programação e suas linguagens”, afirmou, acrescentando que o projeto lhe ajudou, inclusive, a treinar o idioma inglês, já que ele está presente em vários conteúdos que ela tem aprendido ao longo do desenvolvimento deste trabalho.

GrupoComputacao-500

Em seguida, o segundo grupo, que desenvolve um trabalho sobre o etanol de segunda geração, falou sobre parte do projeto Estudos estruturais e funcionais de proteínas envolvidas na obtenção de etanol de segunda geração, coordenado pelo Prof. João Renato. Constituída pelos alunos Ana Clara Soares, Mariana Mayumi Yamashiro Delfino, Suellen Romão e Jonathan Vancetto, a equipe utiliza o Laboratório de Biologia do IFSC/USP para desenvolver o estudo em questão.

Suellen Romão tem notado uma grande evolução do grupo no desenvolvimento do projeto. “Estamos aprendendo muito. Por enquanto, estudamos conceitos mais simples, mas que estão nos ajudando bastante”, revelou a aluna, que, assim que terminar o ensino médio, pretende cursar engenharia de materiais. Outro aspecto comentado pela estudante foi o aprendizado através de conteúdos práticos. “No microscópio do IFSC, por exemplo, pude ver células que havia estudado em sala de aula, de modo teórico”, comentou a aluna.

Sua colega, Ana Clara, disse que o projeto lhe permite experimentar atividades práticas que são trabalhadas apenas em cursos de nível superior. “Isso ajuda muito, porque, quando estiver em uma universidade, já terei mais facilidade com determinadas técnicas e conceitos”.

GrupoEtanol-500

Além destes trabalhos, o IFSC/USP conta com um terceiro projeto. Intitulado Loucos por física: uma abordagem experimental, este trabalho é coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Paiva (IFSC/USP).