5 de novembro de 2020

Jovens alunas de São Carlos conquistam 2º lugar em competição da NASA

Manuela Regulon, Natália Okino e Laura Cardeiro

Três jovens alunas do 8º ano da Escola Estadual Antônio Militão de Lima, em São Carlos, conquistaram neste mês de outubro o 2º lugar no concurso “Nasa Space Apps Challenge 2020”, promovido pela agência espacial norte-americana.

Constituindo a equipe denominada “Twenty-Eight Star” – numa alusão a uma suposta 28ª estrela na bandeira do Brasil -, Manuela Regulon, Natália Okino e Laura Cardeiro, todas com 13 anos de idade, decidiram entrar em uma competição promovida pela NASA, em nível regional, em todo o mundo, concurso esse que teve como base lançar um desafio que tinha como tema principal encontrar soluções para a resolução dos diversos problemas que assolam o planeta Terra e o espaço. O prêmio para os vencedores finais desta grande competição global será uma visita a uma das sedes oficiais da NASA, nos Estados Unidos.

A jovem equipe são-carlense dispôs-se, assim, a enfrentar um lote vasto de equipes constituídas por universitários e concorrer em uma das categorias, apresentando um jogo para crianças entre os 6 e os 14 anos, constituído por diversas missões e níveis relacionados com a defesa sustentável da Terra, como a preservação do meio ambiente, defesa da vida animal, etc.. O grande destaque da participação destas jovens estudantes foi a conquista de um 2º lugar em sua categoria, o que demonstra que elas estão prontas para encarar um novo desafio e, quem sabe, conquistarem o 1º lugar em uma próxima edição do concurso.

Diretor do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato, recebe, estimula e apoia as jovens alunas

“Foi meu pai que viu o anúncio do concurso na televisão e me incentivou a formar a equipe e concorrer”, explica Laura, que tem o sonho de ir para a NASA e fazer carreira lá, como cientista. “Sou apaixonada pelo espaço, por isso formei esta equipe com minhas amigas, que são também, colegas na escola. Meu sonho é seguir a área de Física, quem sabe aqui no IFSC/USP”, sublinha a jovem.

“Não tinha nada a perder em participar nesta competição, mesmo sabendo que minha equipe era a única de São Carlos constituída unicamente por menores”, enfatiza Natália, que deseja ser bióloga, recordando que só em São Carlos concorreram 55 equipes. “Minha mãe nem lembrava mais que eu tinha me inscrito nesta competição… Imagina se eu chegasse ao fim e tivesse que viajar até os Estados Unidos, qual seria a reação dela…”, comenta com humor a jovem estudante

Com respeito a Manuela, ela cogita a hipótese de seguir uma carreira científica. “Meus pais ficaram empolgados e muito felizes com a conquista deste 2º lugar”, enaltece Manuela.

Para Laura Cordeiro, o mais importante de tudo foi a equipe ter ganhado mérito. “Ganhamos mérito e experiência em trabalhar em grupo, já que o mais difícil foi ter aguentado a pressão que sofremos na apresentação virtual de nosso projeto. Novamente com o apoio de meu pai, iremos novamente concorrer em 2021.

Quanto ao jogo desenvolvido pelas jovens, a intenção é fazer uma parceria com uma empresa, sendo que a diretoria do IFSC/USP já manifestou desejo de colaborar nessa parceria, atendendo a que as jovens alunas desejam que esse jogo seja de acesso gratuito para todas as crianças.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação IFSC/USP