8 de junho de 2015

Journal club: “O caminho de Louis de Broglie até a mecânica ondulatória”

JC-_loguinhoO físico francês Louis de Broglie desenvolveu em 1923-1924 a primeira teoria dualística onda-partícula válida tanto para a luz quanto para corpúsculos como o elétron. Costuma-se descrever apenas a relação entre momentum e comprimento de onda como sendo a principal contribuição de De Broglie, mas ele desenvolveu uma sofisticada teoria, fundamentada tanto na relação de Planck entre energia e frequência quanto na teoria da relatividade especial, para estabelecer as propriedades ondulatórias associadas a uma entidade quântica qualquer. Também estabeleceu a relação entre probabilidade de interação e a amplitude da onda associada ao quantum (antes de Max Born), bem como as propriedades fundamentais da emissão estimulada. Este seminário apresentará o desenvolvimento das ideias de Louis de Broglie que levaram até esses resultados, discutindo também as limitações de sua teoria.