14 de setembro de 2016

Journal club: “Física Biológica, Redes Booleanas e Esquistossomose”

JC-_loguinhoCom base numa abordagem de Física Estatística, determinamos quais os elementos principais, células e sinalizadores (citocinas), que regem a dinâmica da resposta imune na fase crônica da infecção pelo Schistosoma Mansoni em humanos. A identificação destes elementos e da forma como interagem, permitiu-nos construir uma rede de interação entre estes elementos. Esta rede foi então analisada dentro de uma aproximação booleana, obtendo-se assim os atratores da dinâmica.

Os atratores obtidos reproduzem os diferentes comportamento clínicos observados em humanos e os tamanhos das bacias de atração que representam os diferentes casos clínicos são proporcionais as taxas de incidência populacional destes casos. Nossos resultados são ainda validados por observações específicas de sinalização em humanos e camundongos. Este modelo modelo permite também entender as similaridades entre as observações em humanos e aquelas obtidas no estudo de modelo animal.

Testes de robustez da rede permitem reproduzir resultados obtidos com camundongos submetidos a nocaute genético que impedem a produção de certas citocinas.