Notícias

30 de setembro de 2015

João Candido Portinari em palestra

Do Cafezal à ONU: este foi o título da palestra que congregou um numeroso público no Teatro Municipal de São Carlos no final da tarde do último dia 29 de setembro, com o portinari-1-230Prof. João Candido Portinari discorrendo sobre a vida, obra e legado de seu pai – o imortal artista plástico brasileiro, Candido Portinari.

Simples, tanto nas palavras como na sua postura perante os outros, extraordinariamente apaixonado pela figura de seu pai e pelo legado que o mesmo deixou ao País, João Portinari assumiu, desde cedo, a responsabilidade de fundar e dirigir o Projeto Portinari, tendo-se dedicado de forma especial à divulgação da arte nos mais jovens, principalmente junto das crianças, motivo pelo qual sua ação junto das escolas é um exemplo digno de registro.

Esta palestra, que esteve inserida na Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, que ocorre até dia 23 de outubro no Teatro Municipal de São Carlos, recordou, de forma particular, como a trajetória do grande artista plástico brasileiro se encaixou e se diluiu, desde cedo, na famosa frase do escritor russo Tolstoi – Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia.

João Candido Portinari começou sua palestra traçando o perfil de sua família, de origem italiana, sua evolução ao longo dos anos, a história de vida de seu pai e a forma como a arte começou a fazer parte integrante de sua existência, sempre de uma forma não-abstrata, ou seja, numa linha que cada vez explanava os lugares, os costumes, a vida e alma do povo brasileiro, magnificamente “talhados” pelo traços – por vezes suaves, outras vezes mais expressivamente marcados – sublimes do mestre.

João Portinari teve igualmente a oportunidade de explicar ao vasto auditório presente no Teatro Municipal de São Carlos a criação do Projeto Portinari, um trabalho que já se estende por mais de 35 anos e que envolveu, desde seu início, a catalogação, pesquisa e disponibilização dos relatos da vida e obra de seu pai, bem como o trabalho de campo que a entidade faz, insistente e competentemente, com as áreas de Ciência e Tecnologia e, principalmente, a sua atuação junto de jovens de todo o País, mesmo nas regiões mais remotas, onde apenas o barco é o único meio de transporte.

A concretização da mais recente “aventura” do Projeto Portinari ficou para o fim da palestra, onde João Portinari explicou e mostrou detalhadamente o gigantesco processo de desmontagem, restauro e remontagem dos gigantescos painéis Guerra e Paz, da autoria de seu pai, que foram reinaugurados neste mês de setembro, no portal principal da sede da ONU, em Nova Iorque, nos portinari3-350Estados Unidos.

Em seu discurso de boas-vindas, o Diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prof. Tito José Bonagamba e principal impulsionador da realização da Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente e da própria palestra que João Candido Portinari realizou, sublinhou as ações que o Instituto tem levado a cabo no sentido de aproximar, cada vez mais, a Universidade de São Paulo com a sociedade são-carlense, tendo agradecido de forma particular ao palestrante a disponibilidade do Projeto Portinari em trazer a mostra para São Carlos, por um período de quarenta dias, que se traduz na mais longa exposição já realizada em um só lugar.

Tito Bonagamba agradeceu a todas as entidades e órgãos que têm contribuído para a concretização deste projeto cultural, tendo sublinhado a equipe do Núcleo de Arte Educação e Inclusão Social do Projeto Portinari, nas pessoas da Profa. Suely Avelar e de suas assistentes Maria Zilda Guimarães e Maria Célia Avelar, aos Profs. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP) e João Marques de Almeida Lopes, Pró-Reitor Adjunto de Cultura da USP, à equipe técnica do Teatro Municipal de São Carlos, equipe do IFSC/USP, Prefeitura Municipal de São Carlos, Coordenadoria de Artes e Cultura do Município, da Secretaria de Educação e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos – Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Grupo Gestor das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos e do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP/USP).

Em nome de todos, o Diretor do IFSC/USP agradeceu a João Candido Portinari o esforço que tem feito para a preservação da memória, obra e mensagens transmitidas por seu pai – Candido Portinari – , bem como a magnífica cerimônia que ocorreu na ONU, no portinar4-350último dia 08 de setembro, com a reinauguração dos painéis Guerra e Paz.

Antes de iniciar sua palestra, João Candido Portinari disse que é sempre uma grande alegria estar em São Carlos, onde tenho muitos amigos. Estou e sinto-me em casa!, tendo dedicado a todos uma reflexão extraída em um discurso proferido por seu pai, em Buenos Aires (1947), para diversos artistas plásticos: Uma pintura que não fala ao coração, não é arte, porque só ele, coração, a entende!.

Nesta palestra, estiveram presentes as seguintes individualidades/autoridades:

Dr. André Luiz de Macedo – Juiz de Direito e Diretor do Fórum de São Carlos;

Profa. Dra. Solange Oliveira Resende – Representando a Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP – Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda;

Fátima Camargo – Coordenadora do Projeto Contribuinte da Cultura;

Roberto Mori Roda – Coordenadoria de Artes e Cultura do Município de São Carlos;

Profa. Suely Avelar – Coordenadora de Arte e Educação do Projeto Portinari;

Prof. Paulo Lazarini – Coordenador do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino;

Profa. Débora Gonzalez Costa Blanco – Dirigente Regional da Diretoria de Ensino da Região de São Carlos;

Profa. Dra. Yvonne Primerano Mascarenhas – Pioneira do Instituto de Física de São Carlos;

Sra. Regina Portugal e Prof. José Antonio Teixeira – Dirigentes do Lyons Clube São Carlos Clima;

Prof. Dr. Feliciano Sanchez Sinêncio – Ex-diretor do Centro Latino Americano de Física (RJ) e ex-diretor do Centro de Estudos Avançados, do Instituto Politécnico nacional (México).

portinari500

Próximas palestras:

05.10.2015 às 19h – Prof. Marcos Sorrentino – Departamento de Ciências Florestais (ESALQ) – USP – Tema: A Preservação das Florestas e dos Animais – Teatro Municipal de São Carlos;

07.10.2015 às 19h – Profa. Eliane Aparecida Del Lama – Instituto de Geociências (IGC) – USP – Tema: Uso dos Recursos Naturais – Teatro Municipal de São Carlos;

16.10.2015 às 19h – Prof. José Galizia Tundisi – Instituto Internacional de Ecologia (IIE) – Tema: Água: Fonte da Vida – Teatro Municipal de São Carlos;

22.10.2015 às 19h– Prof. Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari – Diretor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) – USP – Tema: O equilíbrio entre os seres humanos, e a cidadania: a experiência da Comissão Nacional da Verdade – Auditório Prof. Sergio Mascarenhas – IFSC/USP

O IFSC/USP está realizando esta importantíssima atividade cultural em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos – Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo.

Além dessas parcerias, a exposição está contando com o apoio fundamental da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Grupo Gestor das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos e do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP/USP).

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..