6 de novembro de 2017

IUPAP envia carta ao Presidente da República sobre cortes na Ciência

Na tentativa de alertar o governo brasileiro para os prejuízos incalculáveis que serão causados devido aos cortes violentos, já em curso, nas áreas de Ciência e Tecnologia, bem como na eventual “fuga” de pesquisadores nacionais para outros países, o presidente da Assembleia Geral da IUPAP (União Internacional de Física Pura e Aplicada), Kennedy Reed, cujo congresso da entidade se realizou na USP, entre 11 e 13 de outubro último, endereçou no dia 19 desse mesmo mês uma carta ao Presidente da República, Michel Temer, explanando a preocupação de todos os membros do órgão perante o futuro incerto da ciência brasileira.

Embora tenha salientado que muitos países passam, de alguma forma, por constrangimentos econômicos e que a redução nos orçamentos é uma realidade, inclusive na área da ciência, o fato é que os cortes verificados em 2017, no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil, na ordem dos 44% – bem como a expectativa de que novos cortes estimados em 15,5% ocorram em 2018 -, poderão comprometer o futuro da ciência e o desenvolvimento da Nação.

A missiva enviada ao Palácio do Planalto foi aprovada pela Assembleia Geral da IUPAP, estando publicada no website da entidade (AQUI).

Confira também a carta da IUPAP, na versão PDF (AQUI).