5 de dezembro de 2021

Ipê-branco homenageia memória do docente e pesquisador do IFSC/USP Prof. Ricardo De Marco

Falecido no início deste ano, vítima de acidente de viação, o docente e pesquisador Prof. Ricardo De Marco foi homenageado por dezenas de colegas, amigos, alunos e servidores não docentes no passado dia 03 de dezembro através do plantio de um ipê-branco na lateral esquerda do edifício do IFSC/USP, na Área-2 do Campus USP de São Carlos, numa singela cerimônia que contou igualmente com a presença da família.

A Profª Ana Paula Ullian de Araújo, colega de Ricardo De Marco no Departamento de Física e Ciência Interdisciplinar (FCI) – Grupo de Biofísica e Biologia Estrutural “Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP) – foi quem iniciou a singela homenagem, tendo resumido as características profissionais do homenageado e o quanto ele era querido por seus alunos e colegas, tendo sublinhado, também, o quanto está sendo difícil substituir sua presença entre todos.

Para o atual chefe de Departamento do FCI do IFSC/USP, Prof. Dr. José Carlos Egues de Menezes, o Prof. Ricardo De Marco sempre teve como imagem principal sua serenidade e sua lucidez, quer nos diálogos que mantinha com seus colegas, quer ainda perante seus alunos, transmitindo sempre confiança e amizade. “Este ipê-branco que agora será plantado reproduz essa serenidade que Ricardo De Marco tinha e que ficará para sempre guardada na memória de sua família, colegas, alunos, amigos e servidores não docentes do IFSC/USP. Embora não demonstrasse no seu ambiente profissional, Ricardo De Marco, segundo sua esposa Cris, era extremamente bem humorado em casa, contagiando essa alegria por toda a família. Todos nós estamos sentindo muito a sua falta”, sublinhou.

Visivelmente emocionada, a viúva do Prof. Ricardo De Marco lembrou o quanto seu marido falava entusiasticamente de seus trabalhos em casa, dos resultados que diariamente obtinha no laboratório, dos diálogos com seus colegas e amigos. “Muitas vezes ele falava em casa o quanto se divertia no IFSC/USP, o quanto amava o que estava fazendo, sublinhando que não havia nada melhor do que trabalhar naquilo que se gosta”, recordou, tendo acrescentado que o ipê-branco passaria a representar a imagem de Ricardo De Marco se divertindo com aquilo que fazia, representando sua felicidade.

Abaixo reproduzimos algumas imagens da homenagem.

Profª Ana Paula Ullian de Araújo entrega à viúva do Prof. Ricardo De Marco uma réplica da mensagem constante na placa de homenagem colocada perto do ipê-branco

Viúva (Cris) e filhos do Prof. Ricardo De Marco

Chefe de Departamento do FCI do IFSC/USP, Prof. Dr. José Carlos Egues de Menezes, usa da palavra

Filhos do Prof. Ricardo De Marco plantam o ipê-branco