16 de agosto de 2018

Intercâmbio internacional para docentes e alunos de pós-graduação (USP)

Budapest University of Technology and Economics (Hungria)

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) acaba de divulgar o lançamento de três editais relativos a intercâmbios internacionais.

O primeiro edital é o 910/2018, referente ao Programa Erasmus, com oferta de três bolsas destinadas a docentes, para a Budapest University of Technology and Economics (Hungria), ação que deverá ser realizada até julho de 2019.

As inscrições deverão ser realizadas até 1 de outubro de 2018.

O programa é voltado a professores da USP para a realização de atividades de docência (aulas, cursos, seminários, workshops, tutoria de estudantes, troca de experiência docente etc).

O intercâmbio ocorrerá no âmbito da “Ação-chave 1 – Mobilidade de Indivíduos (Key Action 1 – Mobility of Individuals)” do Erasmus +, programa da União Europeia cujo intuito é impulsionar qualificações e empregabilidade por meio da educação, formação, juventude e desporto.

Este edital e todas as republicações a ele referentes ficarão disponíveis na área pública do Sistema Mundus, opção Editais – Docentes, sob o código 910

As dúvidas devem ser enviadas exclusivamente pelo Fale Conosco do Sistema Mundus (Assunto Editais – Intercâmbio).

Igualmente com destino à Budapest University of Technology and Economics (Hungria) e inserido no mesmo programa ERASMUS, foi lançado o edital 911/2018 que prevê a concessão de duas vagas de intercâmbio, exclusivamente dedicadas a alunos de doutorado, com início obrigatório em maio de 2019.

As inscrições serão acolhidas até 1º de outubro de 2018 exclusivamente via Internet, pelo Sistema Mundus. Não é necessário login (Consultas e inscrições devem ser feitas exclusivamente na área de acesso público: opção Editais – Alunos de Pós-graduação);

O programa é voltado a estudantes de Pós-Graduação para a realização de parte de suas atividades de pesquisa e aprendizado estritamente ligadas a projeto que resulte em tese a ser apresentada à unidade USP de origem para obtenção de título de Doutor.

Este Edital e todas as republicações a ele referentes ficarão disponíveis na área pública do Sistema Mundus, opção Editais – Alunos de Pós-Graduação, sob o código 911

University of Groningen (Países Baixos)

O terceiro edital (912/2018), também referente ao Programa ERASMUS, destina-se a alunos de mestrado para seleção e concessão de até 3 (três) vagas de intercâmbio na University of Groningen (Países Baixos), com início entre novembro de 2018 e janeiro de 2019.

O programa é voltado a estudantes de Pós-Graduação para a realização de parte de suas atividades de pesquisa e aprendizado estritamente ligadas a projeto que resulte em dissertação a ser apresentada à unidade USP de origem para obtenção de título de Mestre.

Este Edital e todas as republicações a ele referentes ficarão disponíveis na área pública do Sistema Mundus, opção Editais – Alunos de Pós-Graduação, sob o código 912, onde poderão ser feitas as inscrições.

As inscrições serão acolhidas até 17 de setembro de 2018.