22 de fevereiro de 2011

Intercâmbio entre docentes e alunos de física dos EUA e Brasil

A Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a American Physical Society (APS) anunciaram o lançamento de um novo programa de intercâmbio para estudantes de pós-graduação e professores de física nos EUA e no Brasil.

Através do Programa Visitas de Estudantes de Física Brasil-EUA, estudantes de pós-graduação poderão se candidatar a bolsas de viagem para uma variedade de oportunidades em física, tais como:

1) participar de cursos de curta duração ou escolas de verão;

2) visita a um professor na sua área específica de pesquisa;

3) trabalho temporário em laboratórios; ou

4) qualquer outra sugestão de atividades que professores e alunos julguem merecedoras de apoio para a viagem.

As bolsas têm um valor máximo de 3.000 dólares americanos

O Programa Cátedras Brasil–EUA patrocina os físicos no Brasil e nos Estados Unidos que desejem ministrar cursos de curta duração ou série de palestras no outro país. As bolsas tem um valor máximo de 4.000 dólares americanos.

Maiores informações sobre o programa, incluindo instruções de como submeter os projetos estão presentes nos sites www.sbfisica.org.br e

www.aps.org/programs/international/.

Os candidatos brasileiros devem enviar seus projetos para Maria Beatriz Mattos biamattos@sbfisica.org.br e os americanos para Michele Irwin, APS Office of International Affairs, Irwin@aps.org.

Data: 22/02/2011