9 de novembro de 2011

Inscrições têm início essa semana

De 10 de novembro a 2 de dezembro, estarão abertas as inscrições para o programa “Ciência sem Fronteiras” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dirigido aos alunos inseridos em programas de iniciação científica.

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) foi contemplado com duas bolsas e os interessados devem dirigir-se à Assistência Técnica Acadêmica (ATAc) das 10 às 12 horas ou das 14 às 16 horas, durante o período fixado anteriormente.

O intercâmbio deve ter início, impreterivelmente, até o dia 5 de março de 2012.

Para serem eleitos, os inscritos devem encaixar-se em alguns critérios, como:

-bom desempenho acadêmico;

-são ou tenham sido bolsistas de Iniciação Científica: bolsas PIBIC, IC da FAPESP e bolsas da Reitoria da USP de cunho acadêmico;

– o programa de mobilidade deve se enquadrar em uma das áreas prioritárias do edital do CNPq, cuja lista está disponível no endereço eletrônico http://www.cienciasemfronteiras.cnpq.br/web/guest/oprograma, link “Áreas prioritárias”.

Documentos obrigatórios para inscrição:

-Ficha de inscrição;

-Cópia do CPF;

-Currículo Lattes atualizado;

-Comprovante de aceite da Instituição de destino, com as seguintes informações: nome do candidato à bolsa, período de permanência na Instituição e idioma exigido;

Plano de atividades;

Comprovante ou declaração do coordenador de proficiência do idioma do país ou de língua inglesa.

As bolsas deste edital não incluem taxas. Informações adicionais sobre valores de bolsas e demais benefícios podem ser consultadas pelo endereço http://www.cienciasemfronteiras.cnpq.br/web/guest/oprograma, link “Modalidades de bolsa no Exterior” > “Graduação Sanduíche no Exterior (SWG)”.

11 de outubro de 2011

Inscrições têm início essa semana

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), através do edital ATAc/IFSC-052/2011, abre as inscrições para o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), referente ao 1º semestre de 2012.

As inscrições estarão abertas de 13 de outubro a 7 de novembro de 2011, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas, exceto feriados e pontos facultativos, no atendimento do Serviço de Pós-Graduação do IFSC (prédio da Administração, 2º piso).

O programa, destinado a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação para a atividade didática de graduação, está composto em duas etapas: preparação pedagógica e estágio supervisionado em docência, este segundo com duração de cinco meses (início em 1º de fevereiro e término em 30 de junho), devendo ser realizado após a primeira etapa (as etapas não poderão ser realizadas paralelamente).

Só poderão se candidatar para participar da etapa de estágio supervisionado em docência, exclusivamente, os alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP).

Para ter acesso à ficha de inscrição e disciplinas ofertadas, clique nos links anteriores. Informações adicionais estarão à disposição dos interessados no Serviço de Pós-Graduação do IFSC, nos dias e horários acima mencionados.