18 de julho de 2016

Simpósio homenageará Prof. Ricardo Aroca

Estão abertas as inscrições para o Symposium on Advanced Materials and Surface Science in honor of Ricardo Aroca, que ocorrerá no dia 9 de agosto, das 9h às 17h, no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Organizado pelo IFSC/USP, juntamente com ricardo_aroca_-_homenagem_250a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP – campus Presidente Prudente), o simpósio reunirá estudantes e cientistas para a apresentação e discussão de resultados científicos de importantes pesquisadores nas áreas de novos materiais e físico-química de superfícies, numa homenagem ao Prof. Dr. Ricardo Aroca, da Universidade de Windsor (Canadá), que há anos é parceiro científico do IFSC e da FCT.

Com mais de trezentos artigos científicos publicados nas áreas de espectroscopia vibracional amplificada em superfícies e de fabricação e caracterização de nanoestruturas, o Prof. Ricardo Aroca é professor emérito do Departamento de Química e RICARDO_AROCABioquímica da Universidade de Windsor, onde chefia o Grupo de Materiais e de Superfícies, a partir do qual desenvolve diversos projetos de pesquisa financiados tanto por entidades públicas como por instituições privadas.

O docente também é autor do livro Surface-Enhanced Vibrational Spectroscopy, publicado em 2006 pela John Wiley & Sons, e membro associado do Instituto de Química do Canadá e da Sociedade para Espectroscopia Aplicada (EUA), sendo, portanto, considerado uma autoridade mundial na área científica. Suas contribuições à área da espectroscopia foram reconhecidas pela Sociedade Canadense de Espectroscopia, com o prêmio Gerhard Herzberg Award.

Os interessados em participar do simpósio podem se registrar gratuitamente AQUI.