21 de agosto de 2023

Inicia-se a XXXIII edição da SIPAT no Campus USP de São Carlos

Iniciou-se no 21 de agosto a “33ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Conjunta do Campus USP de São Carlos (SIPAT)”, um evento que se prolongará até o próximo dia 25.

A abertura do evento, que ocorreu no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP), contou com a presença do diretor de nosso Instituto, Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, que em sua breve alocução de boas-vindas começou por destacar o fato de que no campus da USP de São Carlos não há registros de acidentes recentes, devendo-se esse fato à ação conjunta das comissões que existem nas diversas Unidades. “Essas comissões trabalham desde há muito tempo para prevenir os riscos de acidentes de trabalho, sendo por vezes muito exigentes, mas justificando-se essas ações em prol da defesa da vida e dos resultados obtidos”, salientou o dirigente.

Por esse motivo, o diretor do IFSC/USP afirmou que além do Campus da USP de São Carlos ter uma semana dedicada à prevenção, ele também tem uma semana de celebração pelo número zero de acidentes “(…) algo que não só é importante para o IFSC/USP, como, também, para as restantes Unidades instaladas no campus”, enfatizou o dirigente, tendo parabenizado todos quantos se encontram envolvidos nesta SIPAT e pelo trabalho que têm realizado ao longo de muitos anos e que, segundo o Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, tem gerado a situação privilegiada que se vive atualmente em termos de segurança contra acidentes.

Tendo sublinhado a qualidade da programação estipulada para este evento, que vai já na sua 33ª edição, o diretor do IFSC/USP passou a apresentar o palestrante convidado para esta abertura – o Dr. Antonio Eduardo de Aquino Junior – Pesquisador colaborador do Departamento de Física e Ciência dos Materiais do IFSC/USP e Coordenador dos Projetos Clínicos IFSC/USP-UTF/Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, que dissertou sobre o tema “Covid e Pós-Covid: Como identificar e tratar possíveis sequelas”.

Confira, abaixo, toda a programação alusiva a este evento.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP