25 de julho de 2018

Inicia-se a Escola de Física Contemporânea (EFC – 2018)

Plateia atenta

Teve início no dia 22 de julho o tão aguardado início da Escola de Física Contemporânea (EFC), edição 2018, um evento que se prolongará até dia 28 com a participação de 29 dos melhores alunos do Ensino Médio do país, selecionados de um total de 200 inscritos vindos dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Ceará, Distrito Federal, Goiás e Rio Grande do Sul.

A abertura da EFC incluiu a recepção aos alunos e seus familiares, por intermédio dos professores Sebastião Pratavieira, Diogo Boito e Renato Gonçalves, que estiveram acompanhados pela equipe de monitores que irão dar apoio e suporte aos participantes, tendo sido transmitidas informações indispensáveis sobre a vida e organização do Instituto de Física de São Carlos, seu histórico, bem como da própria USP, e as regras que regem a Escola.

Profs. Diogo Boito e Sebastião Pratavieira

A Escola de Física Contemporânea é uma atividade de extensão anual, promovida e organizada pelo IFSC/USP, especialmente dedicada a alunos do ensino médio, tendo como foco que jovens estudantes talentosos de todo o país conheçam como é o mundo da ciência, entrando em contato com alguns dos principais grupos de pesquisa nacionais, além de poderem compreender a importância da ciência e da tecnologia na geração de conhecimento e riquezas no país.

Além disso, o evento pretende chamar a atenção do aluno para o empreendedorismo, reforçando as importantes contribuições que o profissional da área da Física pode dar quando se envolve com pesquisas associadas ao setor industrial, sejam elas dentro ou fora do ambiente acadêmico.

Equipe de monitores da EFC – 2018

Dada a filosofia desta escola, que ocorrerá em regime de internato no IFSC/USP, exige-se que os alunos pré-candidatos tenham um bom desempenho acadêmico, comprovado pelo seu Histórico Escolar, bem como participações de sucesso em Olimpíadas de Ciências, especialmente na área da Física.

A intensa programação diária desta Escola inicia-se, todos os dias às 08 horas da manhã, terminando cerca das 21 horas – e incluirá aulas expositivas e experimentais ministradas por professores da USP, abordando tópicos de Física Clássica e Física Moderna, palestras sobre temas atuais de Física, visitas monitoradas às oficinas, laboratórios de ensino e pesquisa do IFSC, bem como a outros polos científicos e tecnológicos de ponta que nasceram dentro do próprio IFSC/USP.

No final das atividades da EFC, os jovens, divididos em grupos de três, serão avaliados através de um trabalho de conclusão de curso que será apresentado no formato de seminário, muito parecido com os que se realizam nos congressos internacionais.

Para Carlos Henrique da Costa Silva (18), que veio do Mato Grosso, a EFC-2018 será uma excelente oportunidade para adquirir mais conhecimentos na área de iniciação científica, onde está atualmente envolvido. Devidamente focado nos objetivos de sua participação na EFC, Carlos Silva se espelha em seu entusiasmo.

Clique na imagem para assistir às declarações de Carlos Silva.

Já para Elisa Capdeville (17), que veio do estado do Rio de Janeiro, a EFC – 2018 é uma oportunidade incrível para dar corpo à sua grande paixão, que é especializar-se em Física. Visivelmente entusiasmada, Elisa manifestou toda sua alegria em uma breve declaração.

Clique na imagem de Elisa Capdeville para assistir às declarações da jovem.

Finalmente, para Karina Moreira Lopes (16), que veio do Paraná, a EFC – 2018 é a oportunidade para se inteirar ainda mais de uma área que a jovem pretende fazer vestibular. Manifestando alguma timidez (certamente por estar fora de seu ambiente natural), nem por isso Karina deixou de manifestar sua expectativa em relação a este evento.

Acompanhe as declarações da jovem, clicando na imagem de Karina.

Embora ausente, por motivos de sua participação em um evento internacional no exterior, o Diretor do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato, fez questão de deixar uma mensagem aos alunos participantes da EFC – 2018.

Clique AQUI para acompanhar a mensagem de Vanderlei Bagnato.

Na sequência da recepção aos alunos, a EFC – 2018 iniciou de imediato sua programação, com a realização de duas palestras: a primeira sobre “Óptica na Saúde”, apresentada pelo Prof. Sebastião Pratavieira, e a segunda intitulada “Física de partículas: desvendando as forças fundamentais do Universo”, apresentada pelo Prof. Diogo Boito.

Palestra “Óptica na Saúde”

Palestra “Física de Partículas”