Notícias

27 de junho de 2016

IFSC/USP recebe doação

Na tarde do dia 24 de junho, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebeu uma doação de trinta e cinco mil reais, para financiar a participação de estudantes no Programa de Estágio de Verão do IFSC, que deverá se realizar no início de 2017. O cheque com o valor da doação, feita pelo pesquisador da empresa farmacêutica EMS, Daniel Salazar, foi entregue ao Vice-Diretor do IFSC/USP, Prof. Dr. Richard Garratt, durante uma reunião interna do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP), que ocorreu no Anfiteatro Novo do IFSC.

RICHARD_E_DANIEL_500

Prof. Garratt e Salazar

Formado em biologia pela Universidade de Princeton (EUA) e em ciências farmacêuticas pela Universidade de Buffalo (EUA), Salazar veio dos EUA para viver com sua esposa em Hortolândia, no interior de São Paulo, onde, desde 2015, chefia o setor de pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores para o mercado internacional da EMS. A doação, segundo Salazar, foi uma retribuição à sociedade, após ele ter construído uma carreira de sucesso ao longo de anos.

O Prof. Garratt, que além de Vice-Diretor do Instituto é docente do Grupo de Cristalografia do IFSC/USP, reconheceu a importância da doação, recebida num momento em que a Unidade não tem conseguido captar recursos para a realização do Programa de Estágio de Verão do IFSC, cujo objetivo é atrair estudantes de graduação da América Latina ao programa de pós-graduação da Unidade, através do oferecimento de dois meses de estágio nos laboratórios do Instituto.

O Prof. Garratt explicou que, para o IFSC, o investimento desse valor no Programa é importante em razão de dois aspectos: primeiro, porque o projeto promove o Instituto em países latino-americanos, ao atrair alunos dessas regiões. Além disso, o Programa pode ofertar, no futuro, oportunidades de emprego a esses jovens participantes. “Se formos bem-sucedidos em selecionar bons alunos para o Programa, poderemos melhorar o corpo discente de nossa Unidade, o nível da pesquisa que fazemos e a qualidade dos alunos que formamos, o que nos fará crescer como universidade”.

Com o valor de trinta e cinco mil reais, Richard Garratt estima que seja possível financiar a estadia, a alimentação e o transporte aéreo, de aproximadamente cinco estudantes, interessados em participar da edição de 2017 do Programa, cuja divulgação deverá ser feita no segundo semestre deste ano.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..