11 de novembro de 2016

“Orientação Técnica Educacional”

Numa iniciativa do IFSC/USP, realiza-se no dia 21 de novembro, a partir das 13h30, no Auditório “Prof. Sergio Mascarenhas” (IFSC/USP), a iniciativa denominada Orientação Técnica Educacional, organizada pelo Educador do IFSC/USP, Herbert Alexandre João, um evento especialmente dedicado a alunos de Licenciatura e professores da educação básica.

O evento inicia-se pelas 13h30, com o Prof. Dr. Márlon Pessanha, docente do Departamento de Metodologia de Ensino – Universidade Federal de São Carlos (DME/UFSCar), que abordará os Princípios no planejamento didático reflexivo e exemplos de atividades envolvendo tópicos previstos no currículo do estado de SP.

Nesta exposição, será apresentado o modelo de planejamento didático reflexivo intitulado “prática baseada no design”, elaborado como uma forma de promover aproximação entre as dimensões teórica e prática, e como um meio de facilitar a inovação didático-pedagógica. Para ilustrar o modelo, serão apresentadas algumas sequências de atividades elaboradas tendo como base o currículo do estado de São Paulo.

ifscfoto500

A partir das 15h30 será a vez do Prof. Dr. Maurício Pietrocola, docente da Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo (FE/USP), dissertar sobre o tema Cultura Científica e Cultura Didática: Os desafios do Ensino de Física em Sala de Aula, onde falará sobre as interações professor / aluno e conhecimento dentro de uma perspectiva sociocultural.

Por se tratar de uma prática social com contornos bem definidos, professores e alunos partilham significados e símbolos do ambiente escolar onde se inserem. O objetivo é analisar as práticas de sala de aula de modo a entender os processos de reprodução e transformação.

A noção de cultura didática será apresentada como a cultura produzida em sala de aula por professores e alunos constituída por um conjunto e esquemas de ação e recursos que se ajustam aos contextos da sala de aula e ao conhecimento físico mediado. A estabilidade do sistema didático repousa na possibilidade de reprodução dessa cultura, que no entanto corre o risco, em qualquer momento, de ser transformada, seja por fatores externos, seja por fatores internos.

Finalmente, as emoções serão apresentadas como elemento fundamental nas interações no interior desta cultura.

A entrada para este evento é livre e aberta a todos os interessados, com espeicla incidência no público-alvo acima citado.