3 de agosto de 2015

IFSC/USP poderá firmar parceria com Grupo Fleury

PUBLICO_170No dia 30 de julho último, uma delegação do Grupo Fleury visitou o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) com o intuito de firmar uma parceria com nossa Unidade, em razão da homogeneidade que existe entre as pesquisas voltadas à área médica desenvolvidas nos laboratórios de ambas as instituições.

A delegação visitante, constituída por cinco membros do Grupo Fleury, foi recepcionada pelo Prof. Dr. Valtencir Zucolotto, que coordena o Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia (GNano – IFSC), que demonstrou grande interesse em consolidar essa colaboração. Na ocasião, o Prof. Dr. Tito José Bonagamba, Diretor do IFSC/USP, destacou a importância dessa visita, já que nosso Instituto sempre reforça, principalmente junto a seus estudantes, que o físico tem uma ampla variedade de opções profissionais fora do universo acadêmico, tanto em TITO_300grandes empresas nacionais, como internacionais.

O Diretor do IFSC/USP também relembrou alguns aspectos referentes ao crescimento da Unidade, que nasceu como departamento de física na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), tendo, posteriormente, se tornado o Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC). Em 1994, ambas as instituições se dividiram, o que deu origem ao Instituto de Física de São Carlos.

JEANE_300Durante as apresentações, a Dra. Jeane Mike Tsutsui, Diretora de Inovação do Grupo Fleury, destacou os principais objetivos e trabalhos desenvolvidos pela sua equipe de pesquisadores. Em entrevista concedida à Assessoria de Comunicação do IFSC/USP, Tsutsui disse que a inovação é um dos pilares fundamentais na área de medicina e diagnóstico, daí a aproximação com centros de excelência ser de suma importância para transferir o conteúdo produzido na universidade para as aplicações práticas, voltadas aos pacientes. Eu vejo, no IFSC, um grande potencial para concretizarmos uma parceria sólida, afirmou ela.

Por fim, o Prof. Zucolotto fez uma apresentação, ZUCO_300onde falou sobre o Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia do IFSC/USP, tendo abordado as principais linhas de pesquisa de sua equipe, bem como os estudos desenvolvidos pelos pesquisadores do GNano que têm resultado em diversas aplicações na área médica, através do desenvolvimento de diversas metodologias capazes de tratar e/ou diagnosticar várias doenças, incluindo hipertensão arterial e leucemia.