4 de maio de 2015

Ações para promoção do desenvolvimento tecnológico da cidade

O Diretor do IFSC/USP, Prof. Dr. Tito José Bonagamba, e o Prof. Dr. Glaucius Oliva, docente e pesquisador de nosso Instituto – ainda no âmbito de suas funções como Presidente do CNPq – participaram de um encontro que ocorreu no gabinete do vice-governador, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, comsaocarlos175 a presença  do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Márcio França, uma reunião que teve o objetivo de aproximar o Estado com os atores que intervirão nas próximas ações tecnológicas que serão desenvolvidas no município, como a inauguração do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde de São Carlos (Citesc), a implantação de um novo polo de inovação conduzido pela Universidade de São Paulo e a abertura da Octobertech.

Os docentes do IFSC/USP estiveram acompanhados pelo Prefeito da cidade de São Carlos, Paulo Altomani, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Luis Antonio Panone, o presidente do Instituto Inova, José Octavio Armani Paschoal e o Prof. Dr. Sérgio Persival Baroncini Proença, do Departamento de Engenharia de Estruturas da USP.

Na opinião de Luis Antonio Panone foi uma visita produtiva, mostramos para o Governo do Estado que São Carlos tem um diferencial e uma aproximação muito grande entre a academia, a iniciativa privada e o poder público; essa conjugação de forças do Instituto Inova, da Universidade de São Paulo e da Prefeitura do Município, traduz uma nova realidade na questão da ciência, tecnologia e inovação.

reuniao-500

Durante a visita, foi apresentada ao vice-governador a planta do Parque Eco Tecnológico Damha São Carlos, que visa criar, ampliar e aprimorar oportunidades de investimento e negócios envolvendo novas tecnologias, estimulando a sinergia entre universidades, institutos de pesquisa e empresas no município, e também, um convite para a abertura da Octobertech, evento que será retomado neste ano, reforçando a identidade da cidade de São Carlos como a capital da Tecnologia.

Ainda no palácio dos Bandeirantes, o Governador Geraldo Alckmin tomou ciência da participação das universidades na vida da cidade, em que o conhecimento, a ciência e a tecnologia estão extremamente ligados. Só teremos uma autossustentação, se transformarmos o conhecimento tecnológico em geração de empregos, renda e impostos. É importe a visão dos professores presentes, do nosso secretário Panone, do Márcio França e também do Alckmin, em unir cada vez mais a academia com políticas administrativas, executivas e legislativas do país para que isso aconteça, salientou Paulo Altomani.

(Com informações e foto da Prefeitura Municipal de São Carlos)